BrasilInformativo

Atenção motoristas! Quem são as pessoas que podem ter a CNH bloqueada por dívidas?

Além de se preocupar em ter um nome negativado quando estiver endividado, o brasileiro também deve pensar em como evitar a perda da carteira de motorista.

Além de se preocupar em ter um nome negativado quando estiver endividado, o brasileiro também deve pensar em como evitar a perda da carteira de motorista. Isso porque a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu a apreensão de documentos como forma de exigir o pagamento de notas fiscais.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o passaporte podem ser apreendidos como forma de garantir o pagamento da dívida de um cidadão. No entanto, esta medida não é tão facilmente aplicada como parece, pelo que é eficaz apenas em certos casos. A apreensão de itens só pode ser solicitada como último recurso.

Endividamento leva à perda da CNH

Ou seja, todas as outras formas de cobrança, como penhora de valor ao banco, penhora de bens, investimento etc., já devem estar esgotadas antes do pedido. A partir disso, é necessário comprovar que o devedor não tem interesse em pagar a dívida.

Por quanto tempo a CNH ficará suspensa?

Além do inadimplemento no não pagamento das dívidas, o juiz levará em conta outros fatores antes de encerrar a suspensão da CNH. Portanto, procure evidências de que os indivíduos escondem recursos financeiros ou os têm em nome de outros, analise seu padrão de vida e outros fatores. Isso possibilita a comprovação de que a pessoa tem condições financeiras de arcar com o pagamento das dívidas, mas não o faz por falta de responsabilidade e ética.
De acordo com a decisão, não foram determinadas regras fixas quanto ao tempo de parada da CNH.

Assim, cada juiz tem a liberdade de analisar provas no processo e determinar quanto tempo um cidadão ficará sem seus documentos. Os juízes também podem optar por seguir as restrições estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o artigo 261 do CTB, a suspensão pode variar de 6 meses a 1 ano. Em caso de reincidência, esse período de suspensão pode ser ampliado de 8 meses para 2 anos.

E quem precisa de Dara para trabalhar?

Com a suspensão da CNH, fica decidida a proibição de dirigir qualquer tipo de veículo. Isso porque, ao dirigir um carro, levar documentos consigo é obrigatório. Portanto, parar a CNH por dívidas também prejudica a qualidade de vida e a liberdade de locomoção.

A suspensão não pode ser imposta no caso de o devedor necessitar de documentos para exercer atividades profissionais. Essa medida não pode ser aplicada sem se aplicar a processos que envolvam caminhoneiros, entregadores, motoristas de aplicativo, comerciários e outras funções que exijam CNH.

Em suma, a apreensão de documentos causaria prejuízos financeiros significativos ao indivíduo e sua família, interferindo assim em sua própria vida. Por fim, vale lembrar que mesmo que os documentos estejam parados, o motorista é obrigado a pagar a conta.

 

Deixe uma resposta