BelmonteEducação

Belmonte, Professores entrarão em greve na próxima terça-feira

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (24/05), os professores da rede municipal de Belmonte decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, após o Prefeito Bebeto Gama decidir não pagar mais um reajuste do Piso Nacional do Magistério de 2023 (14,95%). O movimento grevista vai ser iniciado na próxima terça-feira (30/05), onde os profissionais da educação vão trabalhar apenas 50% das suas respectivas cargas horárias até o gestor belmontense resolver reabrir o canal de negociação com a categoria.

Essa é a segunda greve na educação durante os 03 anos da gestão Bebeto Gama, onde os professores estão com os seus salários congelados desde 2021, já que, o prefeito também não repassou o reajuste do Piso Nacional de 2023 (33,24%), o caso foi parar na justiça e até hoje não houve nenhuma decisão. O gestor  alega que não tem dinheiro para fazer os repasses, mesmo ele próprio apresentando duas dotações orçamentárias em outubro e dezembro de 2022 totalizando R$ 9,2 Milhões de Reais, alegando excesso de arrecadação.

Segundo Fontes ligadas à gestão municipal, o Prefeito estará entrando na justiça nos próximos dias para conseguir decretar a ilegalidade do novo movimento grevista. Consultada, a APLB/Sindicato apenas informou que espera que o gestor mude de ideia, venha para a mesa de negociação discutir uma proposta viável para todos e evite que os jovens atendidos pela rede municipal sejam ainda mais prejudicados.

Ainda sobre a assembleia, ficou decidido que os professores vão cobrar mais dos Vereadores. Se estão mesmo com a categoria, deixarem de oratórias bonitas e enganadoras, e comecem a agir, o que não falta são instrumentos legais até para se entrar na justiça contra a ilegalidade do Gestor (improbidade administrativa), por não estar cumprindo a lei.

Deixe uma resposta