Vitória perde para o Botafogo em partida de ida da Copa do Brasil
Pela partida de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, o Vitória perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, nesta quinta-feira (2), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O gol do jogo foi marcados por Eduardo aos 19 minutos do 2° tempo. Este foi o quinto jogo seguido do Rubro-Negro sem vitória na temporada.
Com o resultado, o Leão precisa vencer por dois gols de diferença para conseguir a classificação na partida de volta, que acontece no dia 21 de maio, uma terça-feira, às 19h, no Barradão. Caso vença por um gol de diferença, a decisão será nos pênaltis. Quem avançar, alcança as oitavas de final da Copa do Brasil.
Contra o Alvinegro carioca, o técnico Léo Condé fez mudanças na equipe titular do Vitória e promoveu as entradas do meio-campista Jean Mota e do lateral-direito Willean Lepo. O Leão começou com Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga e Wagner Leonardo; Willean Lepo, Willian Oliveira, Dudu, Jean Mota e Patric Calmon; Matheusinho e Alerrandro.
No próximo domingo (5), às 16h, o Vitória volta a campo, desta vez pela 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo. Antes do jogo de volta contra o Botafogo, o Leão também enfrentará o Vasco, fora de casa, e o Atlético Goianiense, em casa, ambos pela Série A.
Jean Mota começou como titular contra o Botafogo | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
PRIMEIRO TEMPO
A primeira chance da partida foi do Vitória. Aos 9 minutos, Jean Mota tocou para Matheusinho, que avançou pela esquerda e cruzou para Alerrandro. Dentro da área, o centroavante rubro-negro chegou batendo de esquerda, mas não pegou em cheio e a bola foi para fora.
Aos 17′, o Vitória voltou a levar perigo. Dessa vez, Willian Oliveira apareceu no ataque, conseguiu limpar a marcação e chutou de perna esquerda. Bem posicionado, Halter conseguiu bloquear o chute e a bola foi para escanteio.
Quase o Leão abre o placar
Ainda sem Lucas Arcanjo ter feito uma defesa sequer, o Vitória quase abriu o placar aos 26 minutos. Matheusinho cobrou escanteio e a bola encontrou Camutanga, na pequena área. O zagueiro rubro-negro tentou finalizar, mas acabou se atrapalhando e Patrick de Paula salvou o Botafogo.
A primeira finalização dos donos da casa aconteceu aos 35 minutos. Patrick de Paula cobrou falta na intermediária e a bola explodiu na barreira. Na sobra, Jeffinho arriscou de longe, mas o chute não levou perigo a Lucas Arcanjo.
Boa chegada do Vitória
Aos 44′, Willean Lepo passou por dois marcados pela direita e cruzou para a área. PK ajeitou para Alerrandro, que chegou batendo em cima da marcação. Na sequência, o centroavante tentou outra finalização, mas Patrick de Paula conseguiu bloquear.
Willean Lepo fez boa jogada pela direita no 1° tempo contra o Fogão | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
SEGUNDO TEMPO
Na 2ª etapa, o Vitória voltou com Bruno Uvini no lugar de Camutanga. Desfalque nas últimas duas partidas do Leão, contra Bahia e Cruzeiro, Camutanga sentiu um incômodo e foi preservado. Aos 3 minutos, o Vitória finalizou pela primeira vez no 2° tempo. Dudu ficou com o rebote e arriscou de fora da área. O volante bateu colocado, mas a bola foi para fora.
Lucas Arcanjo trabalha pela primeira vez
O goleiro Lucas Arcanjo realizou a sua primeira defesa na partida aos 6 minutos do 2° tempo. Cuiabano estava marcado pelo lado esquerdo e encontrou um surpreendente chute, quase da linha lateral. A bola foi na direção do ângulo, mas Lucas Arcanjo estava ligado para fazer boa defesa.
Dudu escorrega e Vitória perde grande chance
Um minuto depois da chegada do Botafogo, o Vitória encaixou um ótimo contra-ataque: Dudu lançou Matheusinho, que disparou pelo lado esquerdo e devolveu para o volante. Na hora de balançar as redes do Botafogo, o volante escorregou na marca do pênalti e perdeu grande chance.
Aos 18 minutos, Léo Condé colocou Janderson e Luiz Adriano nos lugares de Jean Mota e Alerrandro, respectivamente.
Botafogo abre o placar
Logo depois das mudanças do técnico Léo Condé, o Botafogo abriu o placar no Estádio Nilton Santos. Eduardo tabelou com Jeffinho e saiu na cara de Lucas Arcanjo para fazer 1 a 0 para o time carioca.
Gol anulado do Botafogo
Aos 22 minutos, o Fogão chegou a fazer o segundo gol com Júnior Santos, mas o jogador estava impedido e a jogada foi anulada.
Salva Lucas Arcanjo!
Aos 31 minutos, quase o Botafogo amplia. Savarino tabelou com Jeffinho e cruzou na medida para Cuiabano. O lateral botafoguense checou cabeceando e obrigou Lucas Arcanjo realizar boa defesa. Pouco depois, Willean Lepo deu lugar a Osvaldo.
Júnior Santos arrisca de fora da área
Aos 33′, foi a vez de Júnior Santos colocar o goleiro rubro-negro após um forte chute de fora da área. Na saída de bola, Lucas Arcanjo se atrapalhou e por pouco o Botafogo não consegue uma boa situação para fazer o 2 a 0. Pouco tempo depois, Léo Condé realizou a útima substituição do Vitória na partida, com a entrada de Léo Naldi no lugar de Matheusinho.
Mais um gol anulado do Botafog
Sem conseguir mais criar chances de gol, o Vitória viu o Botafogo chegar novamente aos 44 minutos. Luiz Adriano errou passe no meio, Jeffinho recuperou e tocou para Oscar Romero. O paraguaio chutou, Lucas Arcanjo deu rebote e na sobra Savarino empurrou para o gol. Para sorte do Leão, o lance foi anulado por impetimento e Savarino.
Matheusinho tentou, mas não conseguiu evitar a derrota rubro-negra no Rio de Janeiro | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1×0 Vitória
Copa do Brasil – 3ª fase (jogo de ida)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 2/05/2024 (quinta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Wagner Reawy
Cartões amarelos: Gregore (Botafogo)
Gols: Eduardo aos 19 minutos do 2° tempo
Botafogo: John; Mateo Ponte (Suárez), Lucas Halter, Alexandre Barboza e Cuiabano; Gregore e Patrick de Paula (Danilo Barbosa); Luiz Henrique (Júnior Santos), Jeffinho, Diego Hernández (Oscar Romero) e Eduardo (Savarino). Técnico: Artur Jorge.
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga (Bruno Uvini) e Wagner Leonardo; Willean Lepo (Osvaldo), Willian Oliveira, Dudu, Jean Mota (Janderson) e Patric Calmon; Matheusinho (Léo Naldi) e Alerrandro (Luiz Adriano). Técnico: Léo Condé.