BahiaPolícia

Chef morto em Porto Seguro havia fugido da Espanha por desvio milionário em banco, diz jornal

O chef de cozinha encontrado morto em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, teria se mudado para o Brasil para escapar de uma condenação na Espanha. Até esta terça-feira (28), nenhum suspeito foi localizado. Na última sexta-feira (24), David Peregrina Capó, de 53 anos, e a companheira dele, Érica da Silva Santos, de 38, foram mortos a tiros no restaurante Ilha dos Ribeirinhos, situado às margens do Rio Buranhém.

Segundo O Globo, o jornal espanhol “El Mundo” relatou que há uma década, David Peregrina, natural de Mallorca, famosa ilha espanhola, fugia das autoridades locais devido a uma condenação em dois processos, em 2012, que resultaram pena de mais de seis anos de prisão pelos crimes de estafa (equivalente a estelionato no Brasil), apropriação indébita e falsificação de documentos.

O El Mundo informou ainda que o chef foi um dos 28 acusados de um complô para fraudar o banco onde ele trabalhava como diretor de sucursal. O esquema, conhecido como “o caso das hipotecas fantasmas”, envolvia falsos empréstimos hipotecários que, entre 2003 e 2004, desviaram mais de 2 milhões de euros (R$ 10 milhões, na cotação atual).

Peregrina foi apontado como líder do esquema e a mídia local divulgou que ele havia fugido para o Brasil. Após a fuga para o Brasil, o chef montou o restaurante em uma área turística de Porto Seguro, local onde ocorreu o duplo homicídio.

Deixe uma resposta