BahiaSaúde

Feira de Santana confirma mais dois casos de raiva em morcegos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou, nesta segunda-feira (9), mais dois casos de raiva em morcegos. Segundo a pasta, os animais infectados não tiveram contato com a população e foram encontrados nos bairros Feira X e Santo Antônio dos Prazeres.

Segundo publicação do Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, nove casos de raiva em morcegos foram confirmados este ano na cidade.

Na última terça-feira (3), o órgão já tinha confirmado outros dois casos de raiva em morcego no município. Os animais foram encontrados no distrito de Maria Quitéria (São José) e na avenida Maria Quitéria.  

A doença viral é transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, sendo potencialmente fatal tanto para seres humanos quanto para outros mamíferos. 

Feira de Santana confirma mais dois casos de raiva em morcegos

Por conta deste aumento de casos em morcegos e avanços, a pasta da Saúde, através do Centro de Zoonoses (CCZ), está intensificando as ações de vigilância e prevenção.

A SMS está aplicando a vacina nos animais localizados nos bairros SIM, Corredor dos Araçás e Santo Antônio dos Prazeres. A vacinação é direcionada a cães e gatos a partir de três meses de idade. 

O órgão orientou também que a população evite o contato com morcegos e outros animais silvestres. Caso um morcego morto seja encontrado, o CCZ deve ser acionado para que o animal seja recolhido e submetido a exames, já que podem transmitir raiva caso esteja infectado.

Deixe uma resposta