EsporteFutebol

Nos pênaltis, Bahia vence o Santos e se classifica para as quartas de final da Copa do Brasil

Foi dramático, mas o Bahia está nas quartas de final da Copa do Brasil. Após empate em 1 a 1, com gols no segundo tempo do tempo normal, onde o Cauly abriu o placar e Bruno Mezenga igualou aos 49 minutos, o Tricolor venceu o Santos por 4 a 3, na disputa de pênaltis, na Arena Fonte Nova, na noite desta quarta-feira (31), pelo jogo de volta das oitavas de final.

O próximo adversário do Bahia nas quartas de final do torneio nacional será conhecido através de sorteio. Enquanto isso, o Esquadrão de Aço volta suas atenções ao Brasileirão, onde ocupa o 16º lugar na tabela com sete pontos e está fora da zona de rebaixamento por causa do saldo de gols. No sábado (3), às 16h, o time baiano encara o Fortaleza, no Castelão, pela nona rodada.

O JOGO

O jogo começou com as duas equipes sem conseguir construir boas tramas, mas o Tricolor estava um pouco melhor do que o Peixe. A primeira boa chegada foi do time baiano com Everaldo. O centroavante recebeu na entrada na área, mas o chute saiu fraco e facilitou a vida de João Paulo, que fez a defesa sem dificuldade.

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

Biel abriu o placar aos 13 minutos para o Bahia. Lançamento de Rezende, o camisa 11 recebeu e bateu forte estufando as redes de João Paulo. Mas a arbitragem invalidou o lance, apontando impedimento do atacante do Tricolor. A decisão do auxiliar foi confirmada pelo VAR, que sequer chamou o árbitro Bruno Arleu de Araújo para rever a jogada.

Aos 29 minutos, o jogo foi interrompido para a entrada da equipe médica. Jacaré caiu no gramado com dores na coxa direita e pediu atendimento. O atleta foi retirado de campo e a bola voltou a rolar. O atacante ainda voltou para o campo, mas não se recuperou e foi substituído por Cicinho.

Aos 39 minutos, Biel fez o cruzamento na cobrança de falta, Kanu subiu e cabeceou no canto. Mas João Paulo operou um milagre e fez uma grande defesa em cima da linha evitando que o placar fosse aberto pelo Tricolor.

O Bahia ainda tentou mais uma vez antes do encerramento do primeiro tempo. Biel abriu na esquerda com Cauly. O meia dominou chegou perto da linha de fundo e cruzou no primeiro pau buscando o camisa 11, mas a defesa paulista bloqueou.

Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações no encerramento do primeiro tempo.

O jogo seguiu truncado e sem grandes emoções com perigos de gol e nem com jogadas mais agudas. As duas equipes não conseguiam produzir boas tramas que pudessem incomodar os goleiros. Um pouco melhor nos primeiros 10 minutos, o Tricolor tentava mais do que os paulistas.

Aos 13 minutos foi a vez de Biel sentir a coxa direita. O camisa 11 puxava o ataque em velocidade quando parou a jogada e desabou no gramado. A equipe médica foi acionada e o técnico Renato Paiva foi obrigado a fazer nova alteração por questão física. Ademir entrou no lugar do atleta machucado.

O Tricolor teve boa chance com Everaldo aos 19 minutos. O centroavante recebeu na entrada da área, matou no peito e bateu girando. A bola passou pelo esquerdo da meta defendida por João Paulo.

 

Cauly abre o placar
O Bahia abriu o placar com Cauly aos 23 minutos. Erro da saída de bola do Peixe, Everaldo brigou, roubou a bola e cruzou no miolo da área para Ademir, que mergulhou para cabecear, e João Paulo fez grande defesa. Mas o camisa 8 aproveitou o rebote, dominou e finalizou no canto. Bahia 1×0 Santos.

A resposta do Peixe veio na bola espirrada de Ryan quatro minutos depois. No cruzamento, o lateral fez o corte, mas a bola acabou pegando a direção do gol e foi para fora, passando perto da meta do Tricolor. Aos 32 o time paulista recebeu um presente de Marcos Felipe, que saiu errado ao chutar uma bola recuada. Mas Vitor Hugo conseguiu afastar e no rebote a finalização foi por cima da trave. Pressão do Santos e no minuto seguinte Lucas Pires furou na hora H ao receber lançamento de Ângelo já dentro da grande área. Aos 37, o time paulista finalizou novamente com perigo. Ângelo recebeu na entrada da área e arriscou a finalização. A bola subiu e passou perto da trave de Marcos Felipe.

O Bahia teve um grande contra-ataque com Ademir aos 40. Após a zaga baiana afastar o perigo, Ademir imprimiu muita velocidade disparando para o ataque. Apesar de ter dois companheiros fechando livres do outro lado, o atacante optou pela finalização e mandou para fora.

Bruno Mezenga empata para o Santos

O Santos chegou ao empate com Bruno Mezenga aos 49 minutos. Na cobrança de escanteio, Soteldo levantou a bola na área e o camisa 88 subiu para cabecear e estufar as redes. Bahia 1×1 Santos

Pênaltis
Cauly abriu a disputa e marcou para o Tricolor. Enquanto Soteldo também converteu.

Mugni foi o segundo a cobra e bateu muito bem no canto de João Paulo. Pelo time paulista, Mendonza igualou.

Na terceira cobrança, Acevedo estufou as redes. Pelo lado dos visitantes, Patati também marcou.

A quarta batida foi de Vitor Hugo e deslocou o goleiro adversário. Mas Camacho cobrou e Marcos Felipe espalmou.

A última cobrança foi de Ademir que bateu mal e parou nas mãos de João Paulo. Mas Bruno Mezenga também parou em Marcos Felipe.

FICHA TÉCNICA
Bahia 1×1 Santos (Pênaltis: 4×3)
Copa do Brasil – Oitavas de final – 2º jogo

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 21/05/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)

Cartões amarelos: Acevedo, Cicinho, Kanu (Bahia) / Rodrigo Fernández (Santos)

Gols: Cauly (Bahia) / Bruno Mezenga (Santos)

Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte e Vitor Hugo; Jacaré (Cicinho), Acevedo, Rezende, Cauly e Ryan (Mugni); Biel (Ademir) e Everaldo (Diego Rosa). Técnico: Renato Paiva.

Santos: João Paulo; Gabriel Inocêncio (Weslley Patati), Messias, Joaquim e Lucas Pires (Nathan); Rodrigo Fernández (Camacho), Dodi e Lucas Lima (Ângelo); Mendoza, Deivid Washington (Bruno Mezenga) e Soteldo. Técnico: Odair Hellmann.

 

Deixe uma resposta