EsporteFutebol

Pesquisa de torcida da CNN aponta o Bahia entre as 10 maiores do Brasil

Eis os times de maior torcida na pesquisa encomendada pela emissora. Arte: Cassio Zirpoli

A CNN Brasil divulgou a primeira pesquisa de torcida no país em 2023. O trabalho foi apresentado como a “maior pesquisa já feita sobre o futebol brasileiro” e traz o ranking com as 17 maiores torcidas, já com efeitos de conquistas recentes, como as de Palmeiras (Série A) e Flamengo (Libertadores), e também mergulhou em temas como as “melhores torcidas”, num critério próprio, campeonatos mais assistidos, os melhores jogadores etc. No blog, trato sobre a quantidade de torcedores, com destaque para a presença de Bahia e Sport entre as 12 maiores torcidas – no fim do post há o cenário “real”, incluindo os não torcedores.

Mostrando solidez, os dois nordestinos aparecem com 2% dos aficionados do país, à frente de Botafogo e Fluminense, com a tradicional dupla do Rio no recorte a partir de 1%. Vale reforçar que não é a 1ª vez que isso acontece. Com este percentual, o tricolor de Salvador e o rubro-negro do Recife, que na verdade estão empatados em 10º lugar, juntos ao Inter, teriam 3,32 milhões de torcedores, cada um. Na liderança nacional, o Flamengo chegou a 24%, sendo um dos maiores percentuais já vistos no país, hoje com quase 40 milhões, enquanto o Palmeiras aparece na 3ª colocação, posição ocupada pelo São Paulo por muito tempo.

 O salto dos clubes de Minas Gerais

E o que dizer do Atlético Mineiro, com 5%? Campeão da Série A e da Copa do Brasil em 2021, o galo também viu a influência das taças e aparece em 5º lugar, ao lado do rival Cruzeiro. Ambos à frente do Vasco, o nome mais presente nesta colocação no histórico de pesquisas. Na minha opinião, este é sim é o dado mais surpreendente nesta pesquisa, com os mineiros somando 16,6 milhões de torcedores. Ao todo, o levantamento da Quaest Consultoria e Pesquisa ouviu 6,5 mil pessoas, passando por 325 municípios de todos os estados. O último estudo nacional havia sido há nove meses, encomendado pelo jornal O Globo e produzido pelo Ipec. Naquela ocasião foram 2 mil entrevistas (-4.507) e 126 municípios (-199).

Ainda que pesquisas de institutos diferentes tenham metodologias diferentes, tanto na escala das amostragens quanto nas áreas abordadas, além da margem de erro de cada uma, vale ver a evolução dos principais nomes do futebol do Nordeste. Dados das últimas cinco pesquisas nacionais, todas divulgadas num período de cinco anos, de 2019 a 2023. O Bahia liderou em todos os levantamentos, tendo a companhia do Sport no mais recente.

 

Deixe uma resposta