EsporteFutebol

No primeiro clássico do ano deu Bahia

Em um clássico bem movimentado, o Bahia fez prevalecer seu mando de campo e venceu o clássico diante do Vitória, por 1 a 0, na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Baiano.

O gol da partida foi marcado aos 16 minutos da primeira etapa através de Kayky, que recebeu lançamento preciso de Acevedo, driblou o goleiro Daltro, e empurrou para as redes, alegrando os 46.456 torcedores tricolores presentes.

JOGO

O jogo começou com o Bahia tentando tomar a iniciativa, enquanto o Vitória se posta na marcação se defendendo bem. O primeiro chute a gol foi do Tricolor com Rezende batendo de fora da área aos quatro minutos. Aos 11, o time mandante arriscou novamente com Kayky também experimentando de fora da área, mas Dalton fez a defesa. O Leão chegou no ataque aos 16 minutos com Tréllez recebendo passe em profundidade, mas Marcos Felipe se antecipou e afastou o perigo.

Kayky abre o placar para o Esquadrão
O Bahia abriu o placar com Kayky aos 17 minutos. Acevedo descolou um belo lançamento para o camisa 37, que driblou Dalton e tocou para o gol vazio. A bola ainda tocou na parte interna da trave, antes de entrar e estufar as redes. Bahia 1×0 Vitória

A resposta do Leão quase veio aos 22 minutos. A defesa do tricolor errou na saída de bola e deu um presente para Rafinha. Mas o atacante acabou escorregando e falhando na finalização mandando para fora. Cinco minutos, o Rubro-Negro fez uma jogada ensaiada entre Gegê e Osvaldo, que cruzou, mas Rafinha cabeceou por cima da meta do Tricolor.

Aos 29 minutos, o Tricolor carimbou a trave. Bola levantada na área, Goulart não cabeceou, mas Kanu chutou para o gol e ela bateu no poste esquerdo de Dalton. Três minutos depois foi a vez do Leão chegar no ataque, Rafinha recebeu na área, mas defesa do Esquadrão conseguiu bloquear a finalização e afastar o perigo.

Kayky desperdiçou uma grande chance aos 36 minutos de fazer o segundo gol do Tricolor. Contra-ataque rápido, Biel cruzou pela esquerda, mas o camisa 37 furou e a bola passou por baixo das pernas. No minuto seguinte, Biel recebeu passe açucarado de Acevedo e cruzou rasteiro, mas Ricardo Goulart chegou atrasado e não conseguiu tocar para o gol.

O Leão teve outra grande chance de empatar a partida, mas Tréllez desperdiçou aos 41 minutos. O colombiano aproveitou a bobeada do zagueiro Raul Gustavo, do Tricolor, e ficou sozinho de cara para o gol, mas Marcos Felipe saiu bem, fechou o gol e fez a defesa. Pressão rubro-negra, Gegê cruzou rasteiro e Rodrigo Andrade quase deixou tudo igual.

O Leão teve outra grande chance de empatar a partida, mas Tréllez desperdiçou aos 41 minutos. O colombiano aproveitou a bobeada do zagueiro Raul Gustavo, do Tricolor, e ficou sozinho de cara para o gol, mas Marcos Felipe saiu bem, fechou o gol e fez a defesa. Pressão rubro-negra, Gegê cruzou rasteiro e Rodrigo Andrade quase deixou tudo igual. A resposta do Bahia veio aos 46. Biel recebeu na esquerda, penetrou na área, mas finalizou fraco e rasteiro e Dankler se antecipou mandando para escanteio.

Segundo tempo

Enquanto o Bahia voltou dos vestiários com a mesma formação, o Vitória fez uma modificação. Rafinha deu lugar para o uruguaio Nicolas Dibble. Tão logo o juiz apitou o reinício da partida e o Tricolor desceu em velocidade. Kayky tocou em profundidade para Biel que finalizou para fora no primeiro minuto da etapa complementar. No minuto seguinte, o Esquadrão armou outro ataque no toque de bola, Acevedo fez o corta-luz e Kayky bateu cruzado para o gol, mas Goulart chegou atrasado. Pressão dos mandantes, Biel tocou para Rezende que saiu na cara do gol e dividiu com Dalton. O Leão respondeu aos cinco, Dibble chutou de fora área, mas foi travado por Cicinho.

Aos 21 minutos, a torcida do Tricolor ficou na bronca com a arbitragem ao pedir um pênalti em cima de Acevedo. O uruguaio recebeu na pequena área, mas foi travado e não conseguiu finalizar, caindo no gramado. O árbitro Emerson Ricardo de Almeida Andrade mandou o jogo seguir. O tempo fechou no minuto seguinte, após um desentendimento entre Raul Gustavo e Nicolas Dibble. Mas o juiz conseguiu controlar os ânimos.

O goleiro Dalton fez uma saída providencial aos 32 minutos. Lançamento para Jacaré, que partiu em velocidade, mas o arqueiro do Leão conseguiu cortar o lance.

Aos 43 minutos, Emerson Ricardo assinalou uma falta cometida por Dankler em Biel, na linha da entrada da área. Mas Diego Rosa carimbou a barreira rubro-negra.

Com o resultado, o Bahia quebrou o tabu de três anos sem vencer o rival e assumiu a liderança do Estadual, agora com 12 pontos. Á o Vitória segue na oitava colocação, com quatro pontos, ainda ameaçado pelo rebaixamento.

Na próxima rodada, o Tricolor vai até ilhéus para enfrentar o Barcelona, na quarta-feira (1), às 21h30, no Mário Pessoa. Já o Rubro Negro recebe o Jacobinense, no dia seguinte, às 19h30, no Barradão.

FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Vitória
Campeonato Baiano – 5ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 29/01/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira
Quarto árbitro: Moisés Ferreira Simão

Cartões amarelos: Rezende, Biel, Acevedo, Raul Gustavo (Bahia) / Léo Gomes, Nicolas Dibble, Dankler (Vitória)

Gol: Kayky (Bahia)

Bahia: Marcos Felipe; Cicinho (Douglas Borel), Kanu, Raul Gustavo e Chávez; Rezende (Diego Rosa), Acevedo e Daniel (Lucas Mugni); Biel, Kayky (Jacaré) e Ricardo Goulart (Everaldo). Técnico: Renato Paiva.

Vitória: Dalton; Zeca, Dankler, Camutanga e João Lucas (Railan); Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Gegê (Diego Torres); Osvaldo (Alisson Santos), Santiago Tréllez (Wanderson) e Rafinha (Nicolas Dibble). Técnico: João Burse.

 

Deixe uma resposta