Belmonte. Procissão de São Vicente

Aconteceu na tarde da desta terça-feira (19/07) mais uma tradicional manifestação de fé cristã em Belmonte. A Procissão de São Vicente que todos os anos leva centenas de fiéis pelas principais ruas da cidade.

Os festejos em homenagem a São Vicente começam logo após os de Nossa Senhora do Carmo, através de um conjunto de três missas mais conhecido como Tríduo de São Vicente, que esse ano foi celebrada ao lado do Abrigo que tem o mesmo nome do Santo.

A Filarmônica Lyra Popular de Belmonte acompanhou a procissão na execução dos hinos religiosos, trazendo mais graciosidade para o momento que é muito admirado pelos visitantes e moradores de Belmonte.

Existe entre os católicos uma suposta distinção, na qual Nossa Senhora do Carmo é a protetora da elite enquanto que São Vicente o guardião dos pobres.

Mas, para quem presenciou o novenário da Santa percebeu que é inverídica esta distinção, pois em ambas as procissões o número de fiéis tiveram o mesmo quilate, confirmando assim, ter o povo belmontense um espírito altamente religioso, independente de quem seja o cultuado.

São Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril do ano 1581, em Pouy, no sul da França e foi batizado no mesmo dia. Faleceu no dia 27 de setembro de 1660, em Paris. Neste século XVII, São Vicente participou ativamente na Reforma Católica ocorrida na França.

 

Fonte – bk2.com.br

Deixe uma resposta