BrasilPolítica

Lula está ‘abusando do direito de errar’, dizem aliados após entrevista à revista ‘Time’

Em entrevista a revista dos Estados Unidos, pré-candidato do PT à Presidência disse que presidente ucraniano é ‘tão responsável’ quanto Putin pela guerra na região.

Aliados do ex-presidente Lula (PT) afirmaram nesta quarta-feira (4) ao blog que o petista está “abusando do direito de errar”.

A crítica foi feita após a publicação da entrevista de Lula à revista “Time”, dos Estados Unidos.

Na entrevista, Lula disse que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é “tão responsável” quanto o presidente russo Vladimir Putin pela guerra na região.

Para aliados de Lula, nivelar Putin e Zelensky é um erro do ex-presidente, no momento em que cenas da guerra mostram ucranianos mortos violentamente por tropas russas, crianças e mulheres vítimas da invasão da Rússia e sendo obrigadas a deixar o seu país.

Esses interlocutores de Lula destacam que também não dá para concordar com a frase do ex-presidente de que líderes mundiais estão estimulando o ódio contra Putin. Na avaliação deles, é o presidente russo que está gerando esse sentimento, ao patrocinar uma guerra que está destruindo a Ucrânia.

O risco, neste caso, alertam aliados, é Lula se nivelar ao presidente Jair Bolsonaro, que desde o início da guerra se posicionou mais a favor de Putin e não fez nenhum comentário a favor do presidente ucraniano nem entrou em contato com ele.

Não basta dizer, alertam interlocutores do ex-presidente, que criticou a invasão russa, é preciso mostrar solidariedade com o povo ucraniano e criticar os ataques russos.

Dentro do comitê do ex-presidente, há uma avaliação de que o petista tem errado nas últimas semanas, com um discurso para agradar seu eleitor cativo, de esquerda, que não vai abandoná-lo. Enquanto isso, ele corre risco de perder apoio no eleitorado de centro, sem o qual ele não irá ganhar a eleição.

 

Deixe uma resposta