BelmonteEducação

Reunião com Professores e o Prefeito Bebeto Gama acabou sem acordo

Mais uma reunião entre professores e gestão do Prefeito Bebeto Gama acabou sem acordo. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (12/04) no Colégio Municipal Teixeira de Freitas e teve o objetivo de discutir o pagamento do reajuste do Piso Nacional do Magistério de 33,24%. As discussões foram acalorada e o gestor continuou afirmando que não tem condições de fazer o pagamento, se apoiando nos estudos de sua assessoria contábil. Por outro lado, os professores acusaram que a apresentação exibida pelas Secretárias de Finança e Educação estavam com os dados abaixo dos que se encontram no Portal da Transparência e que o repasse do Governo Federal aumentou significativamente dando condições de pagamento ao reajuste do Piso Nacional do Magistério.

Durante a conversa, a Secretária de Finanças e esposa do Prefeito, Eunice Gama, rechaçou as análises feitas pelos técnicos da APLB e preferiu apenas seguir os dados da sua própria assessoria contábil. O Prefeito Bebeto Gama tomou a palavra e, mas uma vez, tentou demonstrar erros da gestão anterior para encobrir os erros do seu governo e não apresentou nenhuma proposta para a categoria. A gestão também se eximiu da responsabilidade dos problemas de falta de transportes e estrutura das escolas, tentando colocar a culpa em uma resolução do Conselho Municipal de Educação, fato que não foi aceito pelos presentes na reunião.

 

Os professores não concordaram com os argumentos da gestão e relataram diversos casos de gastos excessivos que vêm acontecendo desde o início do governo, sem nenhum planejamento adequado. Os professores também mencionaram que a Prefeitura de Belmonte gastou com um sistema para aulas online, mas que a infraestrutura para funcionamento foi paga pelos professores em suas residências para interagir com os alunos durante todo ano passado. A categoria também reclamou que o Prefeito Bebeto Gama não apresentou nenhuma proposta e preferiu apenas negar o reajuste com base em cálculos feitos pela sua própria assessoria contábil que visam apenas negar os direitos dos professores.

A reunião foi encerrada sem nenhum acordo entre as partes e o único fato concreto foi o plano da Secretaria Municipal de Belmonte de iniciar as aulas presencias no próximo dia 18 de Abril. Os servidores ficaram profundamente decepcionados com o Prefeito Bebeto Gama e afirma que querem negociar e não aceitar imposições da gestão municipal.

Fonte – B.N

Deixe uma resposta