*PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TERÃO PRIORIDADE NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19*
Já estão inseridos no grupo de prioridade para receberem as doses da vacinação contra a Covid-19 todos os Profissionais de Educação Física da Bahia, assim como das demais partes do Brasil. No Plano Nacional de Imunização, lançado pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, consta que o público-alvo serão os trabalhadores da área da saúde e nele estão incluídos os Profissionais de Educação Física.
O Plano Nacional de Imunização foi elaborado em consonância com as orientações globais da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). “Esse reconhecimento é fundamental para a categoria, pois ela participa ativamente dos serviços de saúde em todo o País. Como estamos atuando constantemente de forma direta com o atendimento de saúde da população, somos de fato um grupo prioritário” ressaltou o Presidente do CREF13/BA, Rogério Moura.
Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19, “trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços socais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas. Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados”.