BahiaPolítica

SEGUNDO TURNO NA BAHIA: PT DE RUI COSTA SOFRE GRANDE DERROTA

A disputas das cidades no Segundo Turno das eleições deste ano (2020) para Prefeito na Bahia só teve apenas em dois Municípios Baianos, em Feira de Santana e de Vitória da Conquista, respectivamente a segunda o terceiro maiores colégios eleitorais da Bahia, isto porque tem mais de duzentos mil eleitores e houve a definição de mais de 505 dos votos no primeiro turno.

Algo interessante é que candidatos do PT, partido do Governador Rui Costa, nas duas referidas cidades concorrendo com candidatos a reeleição.

Em Feira de Santana o candidato a reeleição Cobert Martins (MDB) concorreu o segundo turno o deputado federal Zé Neto (PT). Assim, no primeiro turno, o candidato a prefeito mais votado foi Zé Neto, que teve 119.862 votos (41,55%). O segundo mais votado foi Colbert Martins, que obteve 110.146 votos (38,18%). Eles tiveram outros cinco concorrentes: José de Arimateia (Republicanos), Professora Dayane Pimentel (PSL), Carlos Geilson (Podemos), Carlos Medeiros (Novo), Beto Tourinho (PSB), Marcela Prest (PSOL) e Orlando Andrade (PCO).

Por sua vez em Vitória da Conquista Herzen Gusmão (DEM) concorreu o segundo turno o deputado estadual Zé Raimundo (PT). Eleição que no primeiro turno, o candidato a prefeito mais votado foi Zé Raimundo com 81.721 votos, sendo o segundo mais votado Herzen Gusm]ao com 78.832 mil votos, seguidos de David Salomão, Cabo Herling, Maris Stella e Professor Ferdinand.

O mais interessante é que ambos os candidatos do PT são deputados e ficaram no primeiro turno na primeira colocação, mas o crescimento dos candidatos a reeleição acabou superando os candidatos petista.

Para alguns analistas os resultados das eleições de segundo turno deste ano, enfraquece o Governador Rui Costa, demonstrando os equívocos na estratégica eleitoral deste ano do ninho do Governador, o que acabou fortalecendo o PSD de Oto Alencar, o PP de João Lesão e o DEM de ACM Neto.

Vamos agora aguardas a dinâmica desse grande jogo de xadrez da política da Bahia.

Deixe uma resposta