Belmonte

Devido a pandemia, Belmonte celebra o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município de uma forma bastante especial.


Foto:William Sampaio

Relembremos uma das comemorações mais especiais de todas, a de Nossa Senhora do Carmo, uma lida devoção que nos foi trazida com um dos grandes presentes para a humanidade, O Escapulário.

Vídeo:William Sampaio

A história de Nossa Senhora do Carmo é uma das mais belas, marcada pela fé, fervor e amor à Virgem Santíssima, sendo intimamente ligada a Ordem dos Carmelitas, da qual temos o testemunho do cardeal Piazza: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”

Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45).

Vídeo:William Sampaio

A história de Nossa Senhora do Carmo e da Ordem dos Carmelitas tem grande “participação” dos profetas, e grande intervenção de Maria, que protegeu estes monges durante o Século XII quando foram perseguidos pelos muçulmanos e fugiram para a Europa, elegendo São Simão Stock como o superior geral.

São Simão Stock tem grande importância pois enquanto ele intercedia em um terço no dia 16 de Julho Nossa Senhora do Carmo apareceu diante dele com um escapulário em suas mãos e disse: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”.

Ou seja, no dia de Nossa Senhora do Carmo não há como não citar os Carmelitas e o escapulário, pois esta foi uma das formas que a Nossa Mãe Santíssima encontrou de nos trazer a salvação e o amor.

Deixe uma resposta