Casos de coronavírus e número de mortes no Brasil em 19 de abril
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 14h20 deste domingo (19), 37.437 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 2.388 mortes. Foram confirmadas 300 mortes somente no sábado (18).
A Bahia registrou trinta novos casos de coronavírus e chegou a 1.230 mil pessoas contaminadas com a doença, segundo boletim divulgado no início desta tarde. O número de mortes subiu para 44. Em Pernambuco, as confirmações de caso chegam a 2.459, e o número de mortes a 216.
O Mato Grosso do Sul, Roraima e Sergipe confirmaram mais casos, mas ainda nenhuma nova morte neste domingo.
O maior número de casos ocorreu em São Paulo: o estado agora tem 13.894 casos e 991 mortes. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 4.543 casos e 387 mortes.
Sepulturas extras em São Paulo
Escavadeiras abrem covas extras no cemitério Vila Formosa, Zona Leste de São Paulo
Cerca de 13 retroescavadeiras começaram a trabalhar na abertura de sepulturas extras no sábado (18) no cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste de São Paulo, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep), que representa os trabalhadores do Serviço Funerário Municipal. A ação também foi registrada por câmeras aéreas no Cemitério do Jardim São Luiz, na Zona Sul.
Para alertar e incentivar as pessoas a ficarem em casa, o cineasta João Wainer fez o vídeo acima, que viralizou nas redes sociais, mostrando a situação no Cemitério São Luiz, na Zona Sul de São Paulo. Lá, várias sepulturas também foram abertas para atender óbitos pela Covid-19.
Governo decreta quarentena em Fernando de Noronha e restringe circulação
Com cerca de 3,3 mil habitantes, 26 pacientes tiveram o exame positivo para a doença, até o sábado (18). Proporcionalmente, o arquipélago é o local com uma das maiores incidências de casos confirmados da Covid-19. Por isso, a partir de segunda-feira (20), Fernando de Noronha está sob quarentena, decretada pelo governo de Pernambuco.
De acordo com o superintende de Saúde da Administração da Ilha, Fernando Magalhães, uma investigação indicou o aeroporto como foco da Covid-19.
Os infectados, até o sábado (18), são 16 homens e dez mulheres, com idades entre 25 e 59 anos. Grande parte dos pacientes trabalha ou tem parentes no aeroporto.
Imagem mostra dois profissionais da saúde checando um exame em Wuhan, no dia 16 de abril — Foto: Hector Retamal/AFP
O diretor do laboratório de segurança máxima na cidade chinesa de Wuhan, alvo de uma polêmica nos últimos dias sobre a origem do coronavírus, negou categoricamente no sábado (18) a hipótese de que o vírus tenha saído do local.
“É impossível que esse vírus venha de nós”, disse Yuan Zhiming, diretor do laboratório Wuhan, em entrevista à mídia pública
A origem da pandemia de Covid-19 virou um motivo de disputa entre os Estados Unidos e a China. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o governo americano investiga rumores envolvendo um instituto de virologia da cidade de Wuhan, primeiro epicentro da doença.
Fonte – G1