BahiaInterior

Fake News: Imagem simula Bahia Notícias para afirmar que ex-prefeito tem novo coronavírus

Fake News: Imagem simula Bahia Notícias para afirmar que ex-prefeito tem novo coronavírus

É falsa um postagem que circula com o layout do Bahia Notícias e aponta contaminação pelo novo coronavírus do ex-prefeito de Porto Seguro, Ubaldino Júnior. Para averiguar a situação, o Bahia Notícias apurou na manhã desta terça-feira (31) que os casos em Porto Seguro continuam em dez. Há quatro dias não há contaminação comprovada.

Dos dez confirmados, seis foram em Trancoso, originados com a passagem do empresário Cláudio Henrique do Vale Vieira. O empresário que já tinha testado positivo para a Covid-19, mesmo assim viajou até a localidade baiana onde o vírus se espalhou. Ele é processado pelo governo da Bahia pela conduta.

Outros dois casos tiveram com origem uma venezuelana que tinha voltado dos Estados Unidos e passou pela cidade. Ela transmitiu a Covid-19 para a mãe dela. Os dois restantes são de um francês que visitou a aldeia de índios Barra Velha e passou a doença para outra pessoa. Segundo o editor do Bahia Notícias, Fernando Duarte, casos de fake news têm de ser identificados e denunciados porque ferem a credibilidade do jornalismo. 

“Temos uma preocupação grande com a qualidade das informações, por isso o Bahia Notícias pode ser considerado uma referência de jornalismo online na Bahia. Alguns elementos podem ser utilizados para confirmar se fotos de notícias foram publicadas aqui no site, como por exemplo buscar a data da publicação. Infelizmente, algumas montagens têm induzido nossos leitores a erros e pedimos que sempre tentem confirmar se a matéria foi publicada ou não em nosso site”, afirmou o editor do site, Fernando Duarte  

Procurado pelo Bahia Notícias, Ubaldino Júnior disse que não tem nenhum sintoma da Covid-19 e declarou que o boato partiu de adversários políticos.

Foto: Reprodução / Bahia Notícias

“Estão fazendo isso de sacanagem. Isso é porque eu sou pré-candidato a prefeito. Nem tenho gripe nem resfriado e nem sou de grupo de risco”, disse o politico. Ubaldino afirmou que se encontra em casa de quarentena desde que o decreto de emergência foi publicado pela prefeita Cláudia Oliveira. “Estou em quarentena, isolado, como todo cidadão deve estar”, concluiu. 

Fonte – Bahia Notícias

Deixe uma resposta