Coronavírus: agentes de limpeza iniciam operação especial de higienização das ruas de Salvador
Agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) iniciaram, nesta sexta-feira (27), a operação especial de higienização das ruas de Salvador. A medida foi anunciada pelo prefeito ACM Neto na quinta-feira (26), junto com a suspensão do comércio de rua.
Parte dos 80 agentes de limpeza escalados para a operação estiveram no 5º Centro de Saúde, que fica no bairro dos Barris. A higienização com pulverizadores também é feita em ruas e praças escolhidas estrategicamente pela Limpurb.
“Na Rua Direta do Uruguai, São Cristóvão, Dorival Caymmi, então a gente mapeou a cidade. Iniciamos a operação às 5h, uma equipe entra 5h e fica até umas 7h30, e a outra equipe entra 17h e fica até 19h30”, explicou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.
Agentes de limpeza iniciam operação especial de higienização das ruas de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
Nas quatro grandes estações de transbordo de Salvador, as estações Pirajá, Mussurunga, Lapa e Acesso Norte, os trabalhos de higienização começaram há uma semana. Os agentes chegam ao local antes de as estações abrirem; um caminhão pipa faz a higienização geral e, no decorrer do dia, agentes de limpeza fazem manualmente a higienização dos corrimãos.
Ao todo, as operações de higienização contam com 186 agentes de limpeza, que trabalham para desinfetar os espaços públicos de Salvador.
O que diz o decreto?
Agentes de limpeza iniciam operação especial de higienização das ruas de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
O prefeito não detalhou em quais bairros essa higienização será feita, mas garantiu que passarão pela limpeza os locais de principal fluxo de pessoas, as principais ruas e avenidas de Salvador e praças públicas.
A limpeza também foi reforçada nas localidades próximas às unidades de saúde, como hospitais, clínicas, unidades básicas de saúde, postos de saúde da família e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A higienização será feita com hipoclorito de sódio. No processo, serão usados 80 pulverizadores, quatro veículos adaptados e dez carros pipas com desinfetantes.
Ainda de acordo com o prefeito, essa operação não afetará a limpeza regular que já é feita na cidade.
Cuidados
Fonte – G1