Bahia vence Flamengo na Fonte Nova e põe fim a tabu de 12 partidas
Em confronto válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia venceu o Flamengo por 1 a 0 na tarde deste domingo (5), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O gol do triunfo tricolor foi marcado por Willian José, que deu fim a um incômodo jejum de 12 derrotas consecutivas para o clube carioca, estendidas desde 2020.
Com o resultado, o Bahia voltou à 5ª colocação do Brasileirão, agora com 43 pontos, mesma pontuação do quarto colocado Botafogo. A equipe, no entanto, segue em alerta, já que o Mirassol, em sexto, também soma os mesmos 43 pontos.
Do outro lado, o Flamengo perdeu a liderança do campeonato para o Palmeiras. O time paulista venceu o clássico contra o São Paulo e assumiu a ponta da tabela por ter mais vitórias no critério de desempate.
O Campeonato Brasileiro fará uma pausa por conta da Data Fifa, período em que a Seleção Brasileira disputará amistosos contra Coreia do Sul e Japão. O Bahia volta a campo no dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h30, para o clássico Ba-Vi, no Barradão, pela 28ª rodada. Já o Flamengo enfrenta o Botafogo no dia 15 (quarta-feira), às 21h30, no Estádio Nilton Santos.
O JOGO
O Bahia foi quem começou impondo seu ritmo de jogo contra o Flamengo aos dois minutos. Em boa troca de passes pelo meio, Acevedo acionou Tiago pela esquerda, que cruzou rasteiro para Willian José. O camisa 12 dividiu com Léo Ortiz, mas não conseguiu finalizar.
Flamengo tenta responder
Aos sete minutos, Jorginho achou Emerson Royal pela direita em belo lançamento. O lateral entrou com profundidade e buscou Pedro, mas David Duarte antecipou e fez o corte.
Bahia segue martelando
O Esquadrão chegou novamente com perigo, dessa vez aos onze minutos. Após troca de passes, Jean Lucas recebeu passe dentro da área e bateu cruzado, mas a bola parou nos pés de Emerson Royal, que dominou e mandou para escanteio.
Willian José tenta mais uma
Mesmo com um a mais, o Bahia só voltou a chutar ao gol aos 41 minutos. Rossi trabalhou a saída de bola com Léo Ortiz, que disparou e tocou forte para Carrascal, que errou o domínio. Willian José recuperou e avançou pelo meio até arriscar um chute de fora da área, mas a bola foi para fora pelo lado direito de Rossi.
SALVA, RONALDO!!!!!!!
Flamengo trocou passes pelo meio até a bola chegar nos pés de Arrascaeta. O camisa 10 encontrou belíssimo passe por cima de David Duarte para Samuel Lino arrancar sozinho e chutar para o gol, mas Ronaldo saiu para defender aos 43.
GOLLLLL DO BAHIA!!!
Aos 44 minutos, Jean Lucas ganhou dividida contra Cleiton até a bola sobrar em Tiago, que ajeitou para Willian José bater cruzado e sem chances para a defesa de Rossi.
Mesmo com uma primeira etapa amarrada, foi o Bahia quem ditou o ritmo do jogo druante os 45 minutos iniciais | Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
SEGUNDO TEMPO
Assim como na primeita etapa, o Bahia seguiu pressionando nos minutos iniciais. O Flamengo errou saída de bola aos três minutos com Jorginho, Tiago aproveitou a
bobeada e correu para o chute de fora da área, mas a bola rebateu em Cleiton e foi para fora.
Ademir arrisca bom chute
Luiz Araújo tentou jogada individual e foi desarmado pelo meio de campo do Bahia, que rapidamente acionou Ademir em contra-ataque. O camisa 7 balançou para cima da defesa rubro-negra e arriscou um chute no canto superior esquerdo, mas Rossi defendeu sem sustos.
GOL DO BAHIA, MAS NÃO VALEU!
O Bahia aproveitou mais uma saída errada para oprimir o Flamengo em seu campo de defesa. Aos 19, Kayky recuperou e acionou Michel Araujo livre no lado esquerdo da defesa rubro-negra. O uruguaio teve calma e categoria para guardar no canto de Rossi, mas o VAR pegou impedimento.
DEFENDE, ROSSI!
Aos 28 minutos, Everton Ribeiro acertou belo passe para Kayky pela direita. O camisa 37 arrancou com muita velocidade e achou Cauly na área, mas o camisa 8 pegou mal e Rossi se jogou para defender.
Flamengo tenta o gol do empate
Emerson Royal avançou livre pela ponta e tentou o cruzamento para a área, mas a defesa tricolor afastou. A sobra ficou com Luiz Araújo, que chutou a bola com perigo, mas passou raspando a trave antes de sair aos 31.
RONALDO, SEN-SA-CIO-NAL!!!!!
O Flamengo teve chance de empatar aos 42 minutos, mas parou mais uma vez nas mãos de Ronaldo. Jorginho cobrou falta na área rubro-negra, Léo Ortiz se jogou para chutar e Ronaldo, com muita agilidade, defendeu em dois tempos.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 0 Flamengo
Campeonato Brasileiro – 27ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 05/10/2025
Horário: 18h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Wagner Reway (SC)
Transmissão: Premiere (pay-per-view)
Cartões amarelos: Willian José, Gilberto e Kayky (Bahia) / Nico De la Cruz, Wallace Yan e Jorginho (Flamengo)
Cartões vermelhos: Danilo e Wallace Yan (Flamengo)
Gols: Willian José (Bahia)Bahia: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Rezende e Iago Borduchi; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Kauê Furquim); Ademir (Kayky), Tiago (Michel Araujo) e Willian José. Técnico: Rogério Ceni.
Flamengo: Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; Jorginho, De La Cruz (Luiz Araújo) e De Arrascaeta; Samu Lino (Bruno Henrique), Jorge Carrascal (Gonzalo Plata) e Pedro (Cleiton). Técnico: Filipe Luis.