Notícias

Amanheça o dia bem informado

O skate colou mais um brasileiro no pódio: Pedro Barros conquistou prata na modalidade park, enquanto o boxe irá a duas finais com Bia Ferreira e Hebert Conceição. O vôlei masculino ficou pelo caminho, mas irá disputar bronze. Alexandre de Moraes inclui Bolsonaro no inquérito das fake news. Airton Cascavel depõe à CPI. Avanço da variante Delta preocupa. Taxa Selic tem 4ª alta consecutiva. Atleta bielorussa chega à Polônia em segurança.

Olimpíadas

 

Pedro Barros — Foto: Lisi Niesner / Reuters

Pedro Barros — Foto: Lisi Niesner / Reuters

skate brasileiro voltou a ver um representante do país no pódio das Olimpíadas de Tóquio. Nesta quinta-feira, sob um sol de 34ºC no Centro de Esportes Urbanos de Ariake, Pedro Barros levou a medalha de prata na decisão da modalidade park. O ouro ficou com o australiano Keegan Palmer e o bronze com o norte-americano Cory Juneau.

Bia Ferreira vai à final em Tóquio — Foto: Luis ROBAYO / AFP Photo

Bia Ferreira vai à final em Tóquio — Foto: Luis ROBAYO / AFP Photo

No boxeBia Ferreira vai disputar o título olímpico contra irlandesa Kellie Harrington na madrugada de sábado. Hebert Conceição se classificou à final no peso médio masculino (até 75kg).

No vôlei masculino, o Brasil perdeu para o time russo e vai disputar a medalha de bronze contra o vencedor de França e Argentina, que jogam esta manhã.

No atletismo, o brasileiro Darlan Romani ficou em quarto lugar na final do arremesso de peso. Com a marca de 21m88, ele ficou a 59 cm da medalha de bronze, que ficou com o neo-zelandês Thomas Walsh com 22m47. O americano Ryan Crouser ficou com o ouro, ao arremessar 23m30 e estabelecer o novo recorde olímpico. Joe Kovacs ficou com a prata com a marca de 22m65.

E ainda…

Em jogo com pontos que doíam ‘na alma’, a seleção feminina de vôlei venceu as atletas russas de virada e vai às semifinais contra a Coreia do Sul em Tóquio na sexta. O time de Zé Roberto teve um começo duro, o time precisou de alterações para reencontrar o ritmo. Deu certo: vitória por 3 sets a 1, e um técnico que celebrou a vitória em zigue-zague (assista abaixo).

Seleção feminina de vôlei vence russas de virada e vai às semifinais contra Coreia do Sul

Seleção feminina de vôlei vence russas de virada e vai às semifinais contra Coreia do Sul

Rio = Tóquio

A delegação brasileira em Tóquio igualou o seu recorde de medalhas em uma edição das Olimpíadas. No quadro de medalhas, o país soma 16 pódios já confirmados, além de mais medalhas já garantidas, mas faltando definir a cor – casos do boxe (em duas categorias) e o futebol. Essa soma dá 19, número de medalhas alcançadas no Rio.

…Mas nem tudo é ouro…

O governo de Tóquio registrou nesta quinta-feira um total de 5.042 novos casos de coronavírus em 24 horas. É o maior número de casos diários de Covid-19 na capital do Japão desde o início da pandemia. Esses novos recordes de diagnósticos da doença ocorrem perto do fim das Olimpíadas.

Bolsonaro no inquérito das fake news

Moraes inclui Bolsonaro como investigado no inquérito das fake news por ataques ao sistema eleitoral

Moraes inclui Bolsonaro como investigado no inquérito das fake news por ataques ao sistema eleitoral

Após as constantes ameaças de Bolsonaro às eleições, o ministro do STF Alexandre de Moraes incluiu o presidente no inquérito das fake news. A decisão atende, por unanimidade, ao pedido aprovado pelo TSE; veja os principais pontos aqui. É a terceira investigação no Supremo que inclui o presidente, que já é investigado pela suposta interferência política na Polícia Federal e por prevaricação no caso Covaxin. Se o inquérito do TSE comprovar crime, Bolsonaro pode ficar inelegível.

E após ser incluído no inquérito das fake news, Bolsonaro ameaça agir fora da Constituição. Declaração foi dada em entrevista a uma rádio, transmitida em redes sociais.

Enquanto isso…

O senador Ciro Nogueira tomou posse ontem como novo ministro-chefe da Casa Civil e passou a despachar no cargo. No discurso, o integrante do Centrão disse que quer “estabilizar” e “diminuir tensões”.

CPI

Quem fala hoje à comissão é Airton Antonio Soligo, também conhecido como Airton Cascavel. Ele foi apontado como o ‘número 2 informal’ de Pazuello na Saúde – o que configura suspeita de usurpação de função pública. Ele atuou ao lado do ex-ministro em ações da pandemia entre maio e junho, logo após o pedido de demissão de Nelson Teich.

Após a denúncia de vínculo informal vir à tona, o Ministério da Saúde nomeou Airton Cascavel assessor especial de Pazuello, cargo que ocupou formalmente até 21 de março deste ano, quando foi exonerado. Em maio, ele foi nomeado secretario de saúde de Roraima, e deixou o posto na semana passada.

E ontem…

Em sua vez de depor à CPI, o tenente-coronel Marcelo Blanco, ex-assessor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, negou ter pedido propina na negociação de vacinas da Astrazeneca. Ele disse que sua intenção ao entrar em contato com os intermediários era tratar com o mercado privado, mas não convenceu os senadores. Renan Calheiros, o relator da comissão, mostrou mensagens que contestariam a versão do ex-assessor do ministério.

Números da pandemia

O avanço da variante Delta preocupa o mundo. As infecções atingiram a marca de 200 milhões, ameaçando áreas com níveis baixos de vacinação. O Brasil ultrapassou ontem 20 milhões de casos desde o início da pandemia, enquanto o total de mortes se aproxima de 560 mil.

E a vacinação? Quase 50% dos brasileiros já receberam a primeira dose de vacinas contra a Covid. Em São Paulo, o governador João Doria acusou o governo federal de ter distribuído 228 mil doses do imunizante da Pfizer a menos do que teria direito. O Ministério da Saúde negou que tenha prejudicado o estado na distribuição de vacinas contra a Covid-19.

Taxa Selic

O Copom decidiu elevar a taxa básica de juros da economia de 4,25% para 5,25% ao ano. É a quarta alta consecutiva em 2021, que é motivada pela escalada da inflação. Analistas do mercado financeiro estimam que a taxa pode chegar a 7% ao final deste ano.

Do céu ao inferno

Assédio sexual: a pressão contra o governador de NY. Andrew Cuomo viu sua popularidade ir às alturas por causa das ações de combate à pandemia, até que ainda no fim de 2020 surgiu contra ele a primeira denúncia de assédio sexual. Agora, o democrata é pressionado para renunciar, depois de um relatório mostrar evidências de que ele assediou 11 mulheres.

Atleta consegue asilo

A velocista olímpica Krystina Timanovskaya chegou ontem em segurança à Polônia, após ser forçada pelo governo bielorusso a deixar os Jogos Olímpicos. Ela pediu ajuda ao Comitê Olímpico Internacional e teve um visto humanitário concedido após ter criticado sua equipe. A atleta temia represálias caso retornasse a seu país, que há 27 anos está sob comando do ditador Alexander Lukashenko. O marido de Krystina fugiu para a Ucrânia ao saber de sua situação.

Você viu?

Deixe uma resposta