Notícias

Amanheça o dia bem informado

CPI retoma sessões com reverendo que negociou 400 milhões de doses da AstraZeneca em nome do governo. TSE investiga Bolsonaro por ataque às urnas. O Brasil leva medalha de ouro na vela com Martine Grael e Kahena Kunze nas Olimpíadas de Tóquio, e Alison Santos é bronze nos 400m com barreiras. No Brasil, média móvel de mortes por Covid fica abaixo de mil. Veja o que se sabe sobre o menino morto no Imbé. Morre Alicinha Cavalcanti, uma das promoters mais conhecidas do Brasil. Sisu tem inscrições abertas até sexta. O Assunto: A realidade das mães solo no Brasil

Retorno da CPI

Quem é quem na CPI: saiba quem são os citados nos escândalos das vacinas
Quem é quem na CPI: saiba quem são os citados nos escândalos das vacinas

Depois da pausa de duas semanas do recesso parlamentar, os senadores retomam hoje as sessões da CPI da Covid. O depoente do dia é o reverendo Amilton Gomes de Paula, fundador de uma entidade privada chamada Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah). Ele é considerado peça-chave na investigação sobre a aquisição de imunizantes contra a Covid por meio de intermediários. Amilton negociou a venda de 400 milhões de doses da fabricante AstraZeneca.

E ontem…

Às vésperas do colapso da saúde no Amazonas, médicos da força-tarefa do Ministério da Saúde orientaram profissionais da saúde de Manaus a adotarem tratamentos ineficazes contra a Covid-19. Os vídeos foram extraídos de redes sociais e recebidos pelo vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que declarou:

“Quando os manauaras, o povo de Manaus, precisavam de oxigênio, mandaram em larga quantidade hidroxicloroquina!”

Ataque às eleições

TSE abriu inquérito para investigar Jair Bolsonaro pelos ataques à legitimidade das eleições e pediu ao Supremo que o presidente fosse incluído no inquérito que apura a disseminação de fake news .

O presidente passou os últimos dois anos e meio afirmando que houve fraudes nas eleições de 2018. Nunca apresentou provas. Na semana passada, chegou a convocar uma transmissão ao vivo para apresentar o que seriam as supostas provas, mas admitiu não ter provas e disseminou fake news. Além disso, Bolsonaro tem atacado o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, que fez duras críticas a ameaças antidemocráticas e defendeu a segurança do sistema de votação no Brasil.

Enquanto isso em Tóquio…

Alison dos Santos, medalha de bronze no 400m com barreiras em Tóquio — Foto: Phil Noble / Reuters

Alison dos Santos, medalha de bronze no 400m com barreiras em Tóquio — Foto: Phil Noble / Reuters

O dia começou com três medalhas importantes para o Brasil: o bronze de Alison dos Santos, o Piu, nos 400m com barreira; o bicampeonato de Martine Grael e Kahena Kunze, ouro mais uma vez na classe 49er FX da vela; e mais uma medalha no boxe, com Bia Ferreira, que se classificou à semi e garantiu no mínimo o bronze no peso-leve (até 60 kg).

Com isso, o Brasil dá mais um passo em busca do recorde de medalhas nas Olimpíadas de Tóquio. O objetivo é bater bater as 19 medalhas conquistadas na Rio 2016 e, quem sabe, os sete ouros da edição passada dos Jogos. Veja a agenda completa aqui.

Martine Grael e Kahena Kunze, bicampeãs olímpicas na vela — Foto: Carlos Barria / Reuters

Martine Grael e Kahena Kunze, bicampeãs olímpicas na vela — Foto: Carlos Barria / Reuters

Houve resultados amargos, porém. Ana Patrícia e Rebecca perderam para as suíças nas quartas de final do vôlei de praia e estão fora da disputa por medalhas. É a primeira vez que o Brasil não terá nenhuma dupla feminina na semifinal da categoria. E na canoagem de velocidade, Isaquias Queiroz e Jacky Godmann tentaram, mas ficaram na quarta colocação da prova C2 1000.

Ainda há outra possibilidade de medalha para o Brasil pela manhã. No boxe, Abner Teixeira sobe ao ringue na semifinal contra o cubano Julio Cesar La Cruz, tetracampeão mundial. Já o carioca Wanderson Oliveira, até 63kg, perdeu para o bicampeão mundial, o cubano Andy Cruz, nas quartas e foi desclassificado da competição.

A final da trave na ginástica olímpica promete fortes emoções: Simone Biles decidiu disputar a competição de hoje após desistir de várias finais para cuidar da saúde mental. No Brasil, a ginasta Flavia Saraiva se recupera da lesão no tornozelo e disputa a final da trave.

Já o futebol masculino tenta uma vaga na final contra o México. Por fim, o vôlei masculino joga contra o Japão por um lugar na semi.

E ainda…

O Comitê Olímpico Internacional informou que a corredora Krystsina Tsimanouskaya, de Belarus, está em segurança no Japão. Ela foi retirada de seu quarto por membros da delegação olímpica de seu país e levada ao aeroporto de Tóquio para embarcar de volta para casa. Isso porque fez críticas a técnicos e dirigentes da equipe. A Belarus é governada por Alexander Lukashenko, líder autoritário visto como ditador por países do bloco.

A trajetória da ginasta Rebeca Andrade, que fez história em Tóquio, expôs a realidade de 11,5 milhões de mulheres brasileiras. São elas que provêm tudo aos filhos, sozinhas. E mais da metade delas está abaixo da linha da pobreza.

Média móvel abaixo de mil

Pelo 3º dia seguido, a média móvel de mortes pela Covid ficou abaixo de mil e aponta tendência de queda. Foram 473 mortes pela doença em 24 horas, o menor número desde 29 de dezembro.

Menino morto no Imbé

A Polícia Civil investiga a morte de Miguel dos Santos Rodrigues, de 7 anos. O menino foi medicado e teve o corpo jogado do Rio Tramandaí, em Imbé, Litoral Norte do RS, na última quinta (29). A mãe de Miguel, Yasmin Vaz dos Santos Rodrigues, teria confessado o crime. Ela e a companheira, Bruna Nathieli Porto da Rosa, estão presas.

Vídeos e prints de conversas da mãe da criança mostram que Miguel passava por intensa tortura física e psicológica e era amarrado dentro de um guarda-roupa. A avó do menino teria perdido sua guarda. Veja o que se sabe sobre o caso.

Entenda o caso: corpo de menino morto é jogado em rio em Imbé

Corpo de menino morto é jogado em rio em Imbé

Alicinha

Alicinha Cavalcanti, uma das promoters mais conhecidas do Brasil, morreu ontem, aos 58 anos, em São Paulo. Em 2017, ela foi diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença rara. A promoter também tinha Afasia Progressiva Primária (APP). Desde o diagnóstico, ela foi afastada das atividades e tinha assistência médica.

VÍDEO: Alicinha Cavalcanti morre em São Paulo
Alicinha Cavalcanti morre em São Paulo

A organizadora de eventos começou a carreira aos 20 anos, em 1983, na boate Gallery, em São Paulo. O auge do sucesso foi nos anos 90, quando ter uma festa organizada por ela era sinônimo de sucesso. Alicinha contou em entrevistas do começo dos anos 2000 que tinha uma lista com mais de 17 mil nomes de famosos.

Sisu

As inscrições para o 2º semestre do Sisu começam hoje. O processo usa notas do Enem 2020 para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas. O candidato pode escolher até duas opções de curso no sistema e, até sexta (6), é possível mudar as opções de curso. Saiba como se inscrever.

Você viu?

Deixe uma resposta