Amanheça o dia bem informado
A ginasta brasileira Rebeca Andrade se apresenta nas Olimpíadas e pode subir ao pódio. A onda de frio traz neve para várias cidades do país. Desaparecimento dos meninos de Belford Roxo tem nova denúncia e acusação de espancamento das vítimas. Aneel desiste de novo reajuste na bandeira vermelha da conta de luz.
Jogos Olímpicos

Hoje o Brasil disputa medalha na ginástica artística feminina e a brasileira Rebeca Andrade desponta como a favorita. A atleta da Vila Fátima, Guarulhos, levou “Baile de Favela” à Tóquio e na classificatória só ficou atrás de Simone Biles. (veja apresentação acima). E a maior ginasta da história dos Estados Unidos reforçou a mensagem sobre saúde mental dessas Olimpíadas ao desistir de competir na final individual geral. Com a saída de Biles, fica aberto o caminho para o “Baile de Rebeca”.
E o que mais?
As meninas do vôlei entram em ação à 7h40 contra a seleção anfitriã. Às 9h, tem as partidas de Agatha e Duda contra as canadenses Bansley e Brandie. No rúgbi, a seleção feminina enfrenta a França no início da manhã e Fiji à noite. Tiro com arco, boxe e vela também estão entre as modalidades que podem garantir mais medalhas ao Brasil nesta quinta (28). Veja a agenda completa.
Que frio é esse?

A gente bem avisou… A onda de frio chegou tão arrebatadora que nevou em pelo menos 13 cidade do RS (veja abaixo). A previsão é de mais neve e chuva em SC. Cinco capitais têm mínimas abaixo de 5ºC. No Rio, a ressaca pode causar ondas de até 4 metros. Confira a previsão do tempo.
- Mudanças climáticas: frio no Brasil, enchentes e calor pelo mundo
- VÍDEOS: veja a neve pelo RS
- Neve na Avenida Paulista? Frente fria reacende lenda em SP
Pandemia
O Brasil passou de 553 mil mortes por Covid desde o início da pandemia. O número de mortes por Covid em julho deste ano já é maior do que o do mesmo mês em 2020 – pior mês da pandemia no ano passado – mesmo com as quedas nos últimos meses.
A queda, segundo especialistas, é um efeito positivo da vacinação, cuja primeira dose aplicada em 46,38% da população. Mas a redução da mortalidade por Covid pode ser prejudicada pela retomada das atividades antes da hora.
E ainda…
Lideranças indígenas denunciaram que servidores da Saúde venderam ao menos 106 doses de Coronavac a garimpeiros em troca de ouro. As doses de vacina estavam destinadas a Terra Yanomami e foram negociadas por integrantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde. Este é o segundo caso de denúncia de troca de vacina por ouro em Terra Yanomami.
Meninos de Belford Roxo
A polícia ainda busca informações sobre o desaparecimento de Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre Silva, de 11 anos, e Fernando Henrique, de 12 anos. Os meninos foram vistos pela última vez em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, há sete meses. Ontem, um homem se apresentou à Polícia Militar e acusou o irmão de ter participado da ocultação dos corpos dos desaparecidos.
As crianças teriam sido espancadas e mortas a mando de José Carlos dos Prazeres Silva, conhecido como “Piranha”. O denunciante disse que o próprio irmão participou do crime, e que os meninos teriam sido levados para a Estrada Manoel de Sá em um carro e depois deixados em uma ponte. Após a denúncia, o outro irmão também se apresentou à delegacia e negou as acusações.
Conta de luz
Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu não fazer um novo reajuste na bandeira vermelha da conta de luz. A medida busca atender ao governo, que está preocupado com o impacto da alta nas tarifas na inflação. O novo aumento era dado como certo (e necessário) por especialistas, frente à crise hídrica. Leia mais detalhes no blog da Ana Flor.
Você viu?
- Mega-Sena: veja dezenas sorteadas nesta quarta (28)
- Vídeo: jovem de 18 anos agride idoso com ‘voadora’ no interior de SP
- RJ: mulher reclama de comida por delivery e é levada à força até delegacia
- Dia do Agricultor: após críticas, governo deleta homenagem com foto de homem armado
- ‘Justiceiros estão de volta’: corpo de jovem é sem mãos e com bilhete