Notícias

Amanheça o dia bem informado

Autor da denúncia de um suposto pedido de propina nas negociações de vacinas, Luiz Paulo Dominguetti depõe hoje à CPI da Covid. Os desdobramentos do “superpedido” de impeachment de Bolsonaro. A queda das temperaturas e a onda de frio pelo país. A cassação de Dr. Jairinho. E por que desinstalar apps financeiros que nem sempre protegem suas contas.

Suspeitas de corrupção

CPI da Covid ouve hoje Luiz Paulo Dominguetti, responsável pela denúncia do suposto pedido de propina na negociação de 400 milhões de doses da AstraZeneca. Segundo o representante da Davati Medical Supply, o então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, teria pedido US$ 1 por dose de vacina em troca da assinatura de um contrato. Dias foi exonerado do cargo na noite de terça (29).

Guedes explica suspeitas de corrupção no departamento de logística do Ministério da Saúde
Guedes explica suspeitas de corrupção no departamento de logística do Ministério da Saúde

Vale lembrar que, inicialmente, a comissão ouviria hoje Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos e figura central no escândalo da Covaxin. Mas a cúpula da Covid mudou a agenda por acreditar que o governo interferiu para enfraquecer esse depoimento. Leia mais no blog da Ana Flor.

O contrato da Covaxin entrou na mira da CPI depois que os irmãos Miranda denunciaram “pressões atípicas” dentro do Ministério da Saúde pela aceleração da compra da vacina indiana. Ontem, o caso virou investigação criminal, após o Ministério Público abrir inquérito. A PF também abriu investigação sobre o contrato, que o governo só suspendeu 100 dias após o primeiro alerta de irregularidades.

‘Superpedido’ de impeachment

Partidos políticos, parlamentares e nomes da esquerda e da direita, incluindo ex-bolsonaristas, apresentaram ontem um ‘superpedido’ de impeachment contra Jair Bolsonaro. Protocolado na Câmara dos Deputados, o documento consolida os argumentos de outros 123 pedidos de impeachment apresentados e atribui 23 crimes de responsabilidade ao presidente, incluindo a suposta prevaricação no caso do contrato da CovaxinLeia o documento aqui.

Mas a abertura do processo na Câmara depende de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa e aliado do governo. Questionado pelo colunista da GloboNews e do G1 Gerson Camarotti, Lira disse que é necessário “mais que palavras” para aceitar o impedimento e que ainda é preciso aguardar os próximos acontecimentos e a conclusão da CPI.

O silêncio de Carlos Wizard

Empresário Carlos Wizard se nega a responder ao menos 60 perguntas em uma hora de CPI
Empresário Carlos Wizard se nega a responder ao menos 60 perguntas em uma hora de CPI

Carlos Wizard se recusou a responder ao menos 70 das perguntas feitas pelos senadores durante CPI da Covid ontem. O empresário é suspeito de integrar o suposto gabinete paralelo de Jair Bolsonaro, que auxiliaria o presidente em medidas ineficazes no combate à pandemia.

À CPI, o empresário disse que não tinha conhecimento de qualquer grupo alheio ao Ministério da Saúde e afirmou que passaria o restante da sessão em silêncio, conforme direito assegurado por um habeas corpus no STF.

A postura de Wizard irritou Omar Aziz e Renan Calheiros. O relator da comissão chegou a declarar que “os machões da internet ficam caladinhos na CPI”. A sessão ainda teve um bate-boca entre Otto Alencar e Alberto Toron, advogado do empresário. O senador ameaçou, inclusive, chamar a polícia para retirá-lo da sessão.

Dr. Jairinho cassado

Câmara Municipal do Rio cassa o mandato do vereador Jairinho

Câmara Municipal do Rio cassa o mandato do vereador Jairinho

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro cassou ontem à noite o mandato do vereador Dr. Jairinho, que é acusado de ter assassinado o enteado, o menino Henry Borel. Foi a primeira vez na história que um vereador do Rio teve o mandato cassado.

Jairinho e a mãe de Henry foram presos em abril pela morte do menino. O agora ex-vereador também responde na polícia pelas agressões e tortura de outras duas crianças.

Militares no governo: liberou geral. A crescente presença de militares no governo, que provoca “perda de credibilidade” e “distanciamento da realidade” das Forças Armadas.

Queda de temperaturas

Confira os destaques da previsão do tempo
A frente fria continua derrubando as temperaturas pelo país nesta quinta. Pode gear em toda a região Sul até o Centro-Sul de Goiás, onde a temperatura pode ficar abaixo dos 4ºC. Em São Paulo, que ontem teve a madrugada mais fria dos últimos 5 anos, os termômetros devem registrar mínima de 6ºC e máxima de 18ºC. Em Curitiba, a quinta-feira terá mínima de 2ºC. E o Rio pode ter a madrugada com a menor temperatura do ano, com 10º.

Mega-Sena

O concurso 2.386 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20 horas.

Baby me atende

“Baby me Atende” é uma das músicas mais tocadas no Brasil nas últimas semanas. Foi a mistura até então improvável de elementos de samba com a pisadinha que fez com que o cantor Dilsinho topasse a mudança em cima da hora da música que gravaria com Matheus Fernandes. Em entrevista ao G1, o cantor reflete sobre os negócios na pandemia: “Hoje não é só mais música”.

Brasileirão

Corinthians e São Paulo empataram sem gols em um clássico ruim. O Palmeiras venceu o Internacional no Sul e entrou no G-4. Hoje, mais três jogos completam a rodada: Bragantino x CearáAtlético-MG x Atlético-GO; e Cuiabá x FlamengoVeja os resultados e a classificação.

Você viu?

Deixe uma resposta