Amanheça o seu dia bem informado
Bom dia. A CPI da Covid concentra os esforços nas suspeitas envolvendo a compra da vacina Covaxin e ouve hoje o servidor que diz ter alertado Bolsonaro sobre as irregularidades. O presidente confirma a reunião, mas nega ter sido informado sobre corrupção. E uma troca de e-mails confirma a fatura de compra que o governo diz ser falsa. E veja também: a chegada da vacina de dose única da Janssen aos estados, a prisão de dois suspeitos de ajudarem Lázaro a fugir e conversamos com Pabllo Vittar sobre “Batidão Tropical”.
Covaxin e a CPI
As suspeitas que pairam em torno das negociações de compra da vacina Covaxin agitam o dia da CPI – e do governo. A gestão que esnobou a vacina da Pfizer e passou meses criticando a CoronaVac acelerou a contratação de 20 milhões de doses da vacina indiana, em uma negociação de R$ 1,6 bilhão. Hoje, a comissão ouve Luís Ricardo Mirando, o servidor do Ministério da Saúde que disse ter alertado o presidente Bolsonaro sobre irregularidades na compra.
E-mails trocados entre o ministério e a Precisa Medicamentos, empresa que intermediou as negociações com o laboratório indiano, confirmam a fatura de compra da vacina, documento que o governo disse ser falso. E Bolsonaro usou sua live semanal para confirmar a reunião com o deputado Luiz Miranda, irmão do servidor, mas negou ter sido alertado sobre qualquer esquema de corrupção.

As suspeitas que pairam em torno das negociações de compra da vacina indiana agitaram a semana da CPI – e do governo.
Avanço da pandemia
Com 2.042 vítimas da pandemia na últimas 24 horas, o Brasil se aproxima de 510 mil mortes pela Covid-19.
Corrida presidencial e avaliação do governo
Pesquisa Ipec mostra os seguintes percentuais para a eleição presidencial em 2022, levando-se em consideração cinco pré-candidatos ao Palácio do Planalto:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 49%
- Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- João Doria (PSDB): 5%
- Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
- Brancos/nulos: 10%
- Não sabem/não responderam: 3%.
O levantamento ainda perguntou aos entrevistados sobre a avaliação do governo Bolsonaro. A reprovação saltou de 39% para 49%, enquanto a aprovação caiu de 28% para 24%. Entre fevereiro e junho de 2021, a confiança na forma de governar do presidente também caiu de 38% para 30%.
Vacinas da Janssen
O primeiro lote de doses da vacina da Janssen chega a todos os estados hoje. A vacina, de aplicação única, será destinada a diferentes públicos. Veja aqui quem terá direito no seu estado.
Caso Lázaro
A força-tarefa que atua nas buscas pelo assassino confesso Lázaro Barbosa anunciou ontem à noite que prendeu dois suspeitos de ajudarem o criminoso na fuga, que entra hoje no 17º dia. Com eles, os policiais encontraram armas e 50 munições.
Suspeição de Moro
Gilmar Mendes estendeu a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro para mais dois processos do ex-presidente Lula. Na prática, voltam à estaca zero as ações relacionadas ao sítio em Atibaia e supostas vantagens indevidas envolvendo imóveis em São Paulo, como o Instituto Lula.
A decisão ocorre um dia depois de o plenário do STF validar o entendimento da Segunda Turma, que declarou que o então juiz da Lava Jato atuou com parcialidade na condenação do ex-presidente Lula no caso do triplex no Guarujá, o que fez com que o processo fosse o primeiro a ser invalidado.
Daniel Silveira preso
O deputado Daniel Silveira, do PSL, está novamente preso, no Rio, por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele violou o uso da tornozeleira eletrônica pelo menos 30 vezes desde que foi para o regime domiciliar.
Daniel Silveira responde a processo no Conselho de Ética pela gravação de uma reunião do PSL e por ataques a ministros do Supremo dentro do inquérito que investiga atos antidemocráticos. Por determinação do STF, Silveira foi preso em flagrante em fevereiro, após fazer vídeo com apologia ao AI-5 e defender a destituição dos ministros do Supremo. Ambas as reivindicações são inconstitucionais.
Queda de prédio em Miami
Vista aérea do prédio de 12 andares em Miami Beach que desabou nesta quinta-feira (24) — Foto: Amy Beth Bennett /South Florida Sun-Sentinel via AP
Cerca de 100 pessoas estão desaparecidas após o desabamento de um prédio de 12 andares em Miami. A queda deixou pelo menos um morto e dez feridos. Outros 102 moradores, que não estavam no local do incidente, já foram identificados e estão em segurança.
Morre cantor Djalma Dias
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/2/d/fK1GmMTpqi75a1XSBEkA/djalmadiasfoto.jpg)
Djalma Dias na capa do álbum ‘Destaque’, de 1973 — Foto: Reprodução
O cantor Djalma Dias, que lançou Djavan em 1973, morreu aos 83 anos. A família não divulgou a causa da morte. Voz recorrente em trilhas de novelas da TV Globo no inicio da década de 1970, artista deixa gravação marcante de música de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle.
‘Batidão Tropical’
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/Z/F/OSX8e3QiCp89bTb6cAtg/pabllo-vittar.jpg)
Pabllo Vittar em clipe de ‘Triste com T’ — Foto: Divulgação
“É como se eu pegasse o Norte e Nordeste, colocasse em um pedestal e mostrasse para o Brasil e para o mundo ver o tanto que é rico, o tanto que é plural”. É assim que Pabllo Vittar explica a proposta de “Batidão Tropical”, o quarto disco da carreira da cantora que traz nove faixas de forró e tecnobrega. Veja a entrevista em vídeo.
Viu isso?
- Emprego: Banco do Brasil abre concurso para 4.480 vagas de escriturários
- O melhor da turma: menino de 12 anos se forma na escola e na faculdade na mesma semana
- Morte de casal: apartamento não tinha registro de inspeção de gás
- Britney no tribunal: as declarações explosivas sobre a tutela do pai
- África do Sul: autoridades desmentem relato de mulher que disse ter dado à luz 10 bebês
- Planta virou árvore: Camilla de Lucas é a nova contratada da Globo
- Porangatu: bebê é atacado por jacaré e perde parte do braço em Goiás
Fonte – G1