Amanheça o dia bem informado

Auxílio Emergencial vai ganhar sobrevida? E o Renda Brasil vai sair do papel? Donald Trump inicia sua corrida à releição atacando o adversário Joe Biden e a China. Shinzo Abe anuncia que vai renunciar ao cargo de premiê no Japão. A perda de vegetação natural pelo país. O número de adoções de crianças e adolescentes no Brasil caiu em meio à pandemia. Um dia de muito pânico no Rio. A NBA contra o racismo nos EUA. É possível ganhar dormindo“Katypédia” e as lives de hoje.

Auxílio Emergencial e Renda Brasil

Caixa Econômica Federal (CEF) começa a pagar hoje a última das cinco parcelas do Auxílio Emergencial já aprovadas pelo governo. O benefício, no entanto, pode ganhar sobrevida: na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a ajuda será estendida até dezembro e a expectativa é de um anúncio sobre o tema nesta sexta-feira.

O valor do benefício, no entanto, não foi oficialmente definido. O colunista Gerson Camarotti informou que a equipe econômica do governo chegou aos R$ 300 pedidos pelo presidente.

Com a discussão ainda em andamento, o anúncio do programa Renda Brasil – inicialmente previsto para hoje – ficou para outro momento. Essa discussão, no entanto, deixa claro que a criação do novo programa causa desgaste com o ministro Paulo Guedes.

Eleições nos EUA

Presidente Donald Trump, fala na última noite da Convenção Nacional do Partido Republicano  — Foto: Evan Vucci / AP Photo

Presidente Donald Trump, fala na última noite da Convenção Nacional do Partido Republicano — Foto: Evan Vucci / AP Photo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fechou a Convenção Nacional do Partido Republicano. Seu discurso abriu a corrida à Casa Branca, com as eleições americanas marcadas para novembro. Ele criticou o democrata e adversário Joe Biden, a quem chamou de “fraco” e “made in China”.

Trump afirmou que a eleição “será a mais importante da história dos EUA” e que “nunca antes os eleitores encontraram uma escolha clara entre dois partidos, duas visões, duas filosofias e duas agendas”.

O bilionário voltou a subir o tom com a China. Disse que o país asiático terá que se responsabilizar pela pandemia. Ele também discorreu sobre outros temas, entre os quais, emprego, muro na fronteira com o México, pandemia, vacina, armas e criticou a violência dos manifestantes nos recentes protestos antirraciais.

Premiê japonês vai deixar o cargo

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, durante uma coletiva de imprensa na residência oficial do premiê em Tóquio — Foto: Franck Robichon / AP Photo

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, durante uma coletiva de imprensa na residência oficial do premiê em Tóquio — Foto: Franck Robichon / AP Photo

primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, confirmou sua intenção de renunciar ao cargo por motivos de saúde. O premiê, porém, não informou a data em que deixará o governo.

“Minhas condições de saúde não são perfeitas. Problemas de saúde podem levar a decisões políticas erradas … Decidi renunciar ao cargo de primeiro-ministro”, disse Abe em entrevista coletiva.

Perda de vegetação

O uso da terra para a agropecuária foi responsável por 90% da perda de vegetação natural do Brasil. Os dados, contabilizados entre 1985 e 2019, são monitorados pelo Mapbiomas, um projeto que envolve ONGs, universidades e empresas de tecnologia. Veja o levantamento.

Avanço da pandemia

O país registrou 970 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, e chegou a 118.726 óbitos. São 3.764.493 brasileiros com o novo coronavírus. A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 900 óbitos, a média mais baixa registrada desde o dia 22 de maio.

Adoção em meio à pandemia

Órfãos da Covid

Filhos relatam como encaram o luto meses depois da morte de parentes. G1 conversou com famílias que tiveram perdas durante a pandemia. Grupo com dezenas de voluntários ajuda parentes enlutados pelo país.

Educação

As ações para conter o abandono dos estudos e a evasão das escolas públicas ainda são raras nas secretarias de ensino, aponta um levantamento feito em 20 redes públicas. Os dados apontam que, em geral, os únicos responsáveis para conter a fuga dos alunos são os gestores das escolas e os professores.

Pânico no Rio

O traficante Cosme Roberto dos Santos, o Macumba, preso até agosto do ano passado, é apontado pela polícia como um dos chefes da invasão ao Complexo de favelas do São Carlos, na Região Central do Rio de Janeiro. Em 2019, o criminoso progrediu de regime e foi autorizado pela Justiça a sair da prisão para trabalhar. Ele chegou a ser contratado, mas não foi nem um dia ao trabalho.

A invasão ao conjunto de favelas levou pânico e mortes ao São Carlos e a bairros próximos. O confronto, que começou na quarta-feira (26), durou mais de 24 horas e terminou com cinco mortos.

Dose certa contra o câncer

Aparelho é composto por um sistema de iluminação com 16 leds controlados individualmente — Foto: Divulgação

Aparelho é composto por um sistema de iluminação com 16 leds controlados individualmente — Foto: Divulgação

A USP desenvolveu aparelho para paciente com câncer calcular dose de remédio e evitar efeito colateral. O dispositivo indica a dose de luz e a quantidade de medicamentos necessários para matar células cancerígenas.

Ganhe dormindo

Brasileiro transmite noite de sono com boneco Chucky no TikTok — Foto: Reprodução / TikTok

Brasileiro transmite noite de sono com boneco Chucky no TikTok — Foto: Reprodução / TikTok

Por que as pessoas estão transmitindo suas horas de sono em lives nas redes sociais? Usuários dormindo por horas a fio têm se destacado no algoritmo das plataformas. Eles dizem que sonecas aumentam engajamento, atraem seguidores e podem até render dinheiro.

Lives e drive-in

Tássia Reis, Day e Lara e Teresa Cristina fazem shows online hoje. E no Rio, os eventos drive-in irão atender a diversos públicos, com jogos de futebol, filmes, shows e até apresentação de humorista.

  • Museu do Amanhã reabre ao público em setembro com novos protocolos; venda de ingressos só pela internet

Curtas e Rápidas:

Fonte – G1

Deixe uma resposta