Amanheça o dia bem informado

Exclusivo: um novo levantamento do Monitor da Violência mostra que o número de assassinatos ficou estável em maio, mas é 7% maior nos primeiros 5 meses do ano em comparação com 2019. A proposta que aumenta gradativamente os recursos federais no Fundeb passa na Câmara com amplo apoio e vai ao Senado. Só 6 deputados ficaram contra na votação definitiva. A Covid-19 matou, em média, 1.048 pessoas por dia no Brasil na última semana. Já são 81 mil vítimas desde março. A corrida pela vacina já tem mais de 160 candidatas, mas apenas 5 na fase final de desenvolvimento. Duas delas são testadas no Brasil. Elza Soares faz 90 anos e fala ao G1 sobre desigualdade, violência policial e quarentena. E os clássicos estão de volta: Corinthians x Palmeiras e Internacional x Grêmio.

Monitor da Violência

19.382 morrerem de forma violenta entre janeiro e maio deste ano. No mesmo período no ano passado, foram 18.120. A alta de 7% ocorre mesmo em meio a pandemia da Covid-19, quando estados e municípios passaram a adotar medidas de isolamento social. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Fundeb

Câmara dos Deputados aprovou a PEC que renova o Fundeb – fundo que financia a educação básica – e amplia gradualmente a participação da União, até 23% a partir de 2026. O texto-base passou em 1º turno com 499 votos a 7. No 2º turno, foi aprovado por 492 votos a 6. Veja como cada deputado votou e os detalhes da proposta, que agora irá ao Senado. Entidades estudantis dizem que o resultado é uma “vitória da educação”.

Mas e agora? Como fica o dinheiro da educação?

Mais de 81 mil mortos

A Covid causou 1.048 mortes por dia na última semana e o Brasil totaliza mais de 81 mil óbitos. As curvas estão subindo em 9 estados.

Corrida pela vacina

Foto ilustrativa de seringa com vacina contra o coronavírus  — Foto: Andre Melo Andrade / Estadão Conteúdo

Foto ilustrativa de seringa com vacina contra o coronavírus — Foto: Andre Melo Andrade / Estadão Conteúdo

166 vacinas estão em desenvolvimento contra a Covid-19 em todo o mundo. Até ontem, 24 delas foram registradas em fase clínica, que é a etapa de teste em humanos. Brasil testa duas das cinco vacinas mais avançadas:

Novo teste de Bolsonaro

15 de julho – O presidente Jair Bolsonaro observa a cerimônia de arriamento da bandeira, no Palácio da Alvorada, em Brasília — Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O presidente Jair Bolsonaro disse que sai nesta quarta-feira o resultado de um novo teste que realizou a fim de detectar se permanece infectado ou não pelo novo coronavírus. Se o resultado der negativo, ele antecipou que viajará na sexta-feira para o Piauí.

Auxílio Emergencial

A Caixa começa a pagar uma nova parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários do programa inscritos por meio do site e do aplicativo. Também começam a receber os aprovados que fazem parte do Cadastro Único, mas não estão no Bolsa Família. Mas o banco suspendeu centenas de milhares de contas digitais por suspeita de fraude.

Elza Soares aos 90 anos

Elza Soares — Foto: Reprodução / Instagram / ElzaSoares

Elza Soares — Foto: Reprodução / Instagram / ElzaSoares

A cantora Elza Soares completa 90 anos e falou ao G1 sobre desigualdade no país, rotina na quarentena e mensagem que quer passar com músicas.

Futebol

Corinthians e Palmeiras se enfrentam a partir das 21h30, na Arena Corinthians, em situações distintas. O Alvinegro precisa da vitória para sonhar com vaga na próxima etapa do Paulistão. O Verdão busca a melhor campanha. O clássico não terá público, mas será transmitido pela TV Globo e por SporTV e Premiere. O GloboEsporte.com acompanha em tempo real. Antes, às 19h15, o Santos recebe o Santo André. O time do ABC também briga pela 1ª colocação geral.

No Sul, o Gre-Nal do Gauchão será realizado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, também a partir das 21h30. A RBS TV transmite o jogo para todo o Rio Grande do Sul. O Premiere apresenta o clássico para todo o Brasil. E o GloboEsporte.com também acompanha os lances em tempo real.

Goleiro sobrevive a raio e volta a jogar

Goleiro volta a campo após ser atingido por raio em treino
Goleiro volta a campo após ser atingido por raio em treino

Um jovem goleiro de 16 anos voltou aos campos após ser atingido por raio durante treino. Ivan Zaborovsky ficou em coma induzido no início de julho. Três semanas depois, ele retornou ao clube e já assinou contrato, que disputa a terceira divisão do campeonato russo.

Kanye West

O enigma da candidatura de Kanye West à Casa Branca. Rapper bilionário levanta especulações sobre objetivo de concorrer às eleições presidenciais, mas comportamento instável preocupa e choca fãs.

Mega-Sena

O concurso 2.282 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 29 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h no terminal Rodoviário Tietê, em São Paulo.

Fonte – G1

Deixe uma resposta