Covid-19: pesquisadores australianos criam teste que detecta doença em 20 minutos

Teste rápido

Pesquisadores da Universidade de Monash, na Austrália, criaram um teste que detecta a Covid-19 no corpo em cerca de 20 minutos, por meio de amostras de sangue. De acordo com a agência de notícias Reuters, o método é capaz de determinar se a pessoa está infectada no momento, e se já teve contato com o vírus no passado.

Em artigo publicado na revista ACS Sensors, nesta sexta-feira (17), os cientistas falaram sobre o assunto. “As aplicações a curto prazo incluem identificação rápida de casos e rastreamento de contatos para limitar a disseminação viral, enquanto a triagem populacional para determinar a extensão da infecção viral nas comunidades é uma necessidade a longo prazo”, afirmam.

Para identificar a presença da Covid-19, o teste usa 25 microlitros de plasma de amostras de sangue, para procurar uma aglutinação ou um agrupamento de glóbulos vermelhos causados pelo vírus.

Os pesquisadores também esperam que o teste possa identificar um aumento de anticorpos em resposta à vacinação, para ajudar nos ensaios clínicos. De acordo com eles, centenas de amostras podem ser testadas a cada hora.

A equipe de pesquisa teve liderança do BioPRIA e do Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash. Também participaram pesquisadores do Centro de Excelência ARC em Ciência Convergente BioNano e Tecnologia (CBNS).

 

Deixe uma resposta