Amanheça o dia bem informado

A semana começa ainda sem definição de um nome para assumir o comando do Ministério da Educação. No município de São Paulo, após mais de 100 dias fechados, bares, restaurantes e salões de beleza podem reabrir ao público. Em Manaus, um hospital montado quando a saúde da cidade entrou em colapso por causa da Covid-19 será desativado. A Caixa vai disponibilizar até R$ 1.045 do FGTS para os trabalhadores nascidos em fevereiro.

MEC sem ministro

Fachada do Ministério da Educação, em Brasília — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Fachada do Ministério da Educação, em Brasília — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente Jair Bolsonaro começa a semana ainda em busca de um nome para assumir o Ministério da Educação. Após pressão dos filhos, de olavistas e religiosos, Renato Feder, secretário da Educação do Paraná e cotado para o comando da pasta, anunciou no domingo (5) que foi chamado, mas recusou o convite.

Após a escolha frustrada de Carlos Decotelli, que permaneceu menos de uma semana na função e nem chegou a ser empossado por causa de inconsistências no currículo, a ala ideológica do governo faz pressão para indicar o substituto, já que até a saída de Abrahan Weintraub o grupo tinha controle no MEC. À assessores, Bolsonaro disse que pretende escolher um nome com perfil técnico.

Flexibilização da quarentena em SP

Mapa do Plano São Paulo para fases da quarentena na atualização desta sexta-feira (3 de julho) — Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

Mapa do Plano São Paulo para fases da quarentena na atualização desta sexta-feira (3 de julho) — Foto: Reprodução/Governo de São Paulo.

Após mais de 100 dias fechados ao público por causa da pandemia, os bares, restaurantes e salões de beleza podem reabrir na capital paulista a partir desta segunda. Esses comércios vão poder funcionar com horário regulado e com até 40% da capacidade de lotação.

No plano estadual de reabertura, a região de Campinas regride a partir desta segunda à fase vermelha, a mais restritiva (veja o mapa por região acima). Com isso, apenas serviços considerados essenciais poderão funcionar.

De acordo com a última atualização do Plano São Paulo, apenas a capital, o ABC e cidades da região de Taboão da Serra estão na fase amarela. O restante está ou na fase laranja ou na vermelha. O estado contabiliza mais de 16 mil mortes pelo novo coronavírus, com sinais de desaceleração na capital e avanço dos casos pelo interior.

Hospital desativado

O hospital montado há quase 3 meses para ser referência no atendimento ao coronavírus em Manaus será desativado hoje. A unidade foi aberta para ampliar a capacidade de atendimento hospitalar na capital do Amazonas durante a pandemia.

Os aparelhos que equipam o hospital vão ser distribuídos na rede de saúde, que atualmente tem cerca de 50% dos leitos ocupados.

Menino Miguel

Exclusivo: 'Fiz tudo que eu podia', diz Sari Corte Real após ser indiciada no Caso Miguel
A primeira-dama de Tamandaré (PE) e ex-patroa da mãe do garoto concedeu a primeira entrevista desde o acidente que matou o menino de 5 anos no dia 2 de junho.

A criança deixada sozinha em um elevador de um prédio de luxo, subiu ao 9º andar e caiu de uma altura de 35 metros. Sari Corte Real foi indiciada por abandono de incapaz.

Sobre a morte de Miguel, Sari disse sentir que fez tudo o que podia, mas que se soubesse que uma tragédia aconteceria, teria feito mais do que fez. Ela negou ter apertado o botão do elevador e disse que acreditava que, mesmo sozinho, o menino saberia voltar ao 5º andar, onde fica o apartamento da primeira-dama. (assista acima)

Saque do FGTS

A Caixa Econômica Federal começa a liberar hoje os novos saques do FGTS para trabalhadores nascidos em fevereiro. Os pagamentos, de no máximo R$ 1.045 por pessoa, serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. Veja o calendário.

Desligou no fim de semana? Fique por dentro

Fonte – G1

Deixe uma resposta