Amanheça o dia bem informado
O Brasil tem 487 mortos e mais de 11,2 mil casos confirmados de coronavírus. A Caixa deve anunciar as datas de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 a informais. Em São Paulo, o governador João Doria deve decidir se prorroga ou não as restrições para evitar o avanço da doença. Trump diz que os EUA começam a distribuir 8 milhões de máscaras para hospitais em meio à “guerra” por equipamentos médicos e de proteção. E veja como fazer compras de mercado sem precisar sair de casa.
Coronavírus no Brasil
O Brasil tem 487 mortes e 11.281 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, segundo balanços das secretarias estaduais de Saúde. Apenas dois estados não registraram mortes: Acre e Tocantins.
O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de domingo (5), aponta 486 mortes e 11.130 casos.
Em São Paulo, o governador João Doria deve anunciar nesta segunda-feira (6) se prorroga ou não a quarentena imposta em todo estado. O decreto, previsto para vigorar até esta terça-feira (7), obrigou o comércio de serviços não essenciais a fechar desde 24 de março.
No Ceará, o governador Camilo Santana anunciou na noite deste domingo (6) que revogou a decisão que havia tomado horas mais cedo de relaxar a quarentena no estado.
Pesquisa Datafolha
Segundo pesquisa Datafolha, 76% dos brasileiros acreditam que o mais importante neste momento é deixar as pessoas em casa. Outros 18% querem acabar com o isolamento, e 6% não sabem.
O instituto entrevistou 1.511 pessoas por telefone entre os dias 1º e 3 de abril e também perguntou sobre a opinião das pessoas sobre fechar o comércio não essencial, suspender aulas e e proibir pessoas que não trabalham em serviço essencial de de sair de casa. A margem de erro da pesquisa é de três pontos.
Chance de tratamento
Um consórcio entre três hospitais paulistas – Hospital Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês e Hospital das Clínicas – recebeu a autorização de iniciar testes clínicos de um possível tratamento contra a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).
A técnica, aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), baseia-se no plasma de um paciente curado.
O plasma é a parte líquida do sangue em que ficam os anticorpos produzidos pelo organismo para combater o vírus. Retirada de pacientes recuperados, a substância pode ser aplicada em alguém que tenha um quadro grave da Covid-19.

Pesquisadores analisam sangue de curados do coronavírus atrás de tratamento
Auxílio emergencial
O calendário para o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais deve ser anunciado nesta segunda-feira (6) pela Caixa Econômica Federal.
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse na sexta-feira (3) que será usado um aplicativo para celulares para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas têm direito de receber o benefício.
O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Ele se destina a pessoas sem carteira assinada e renda fixa, afetadas pelas medidas de isolamento social adotadas para conter a velocidade da Covid-19 no Brasil.
‘Guerra’ por equipamentos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/D/I/bCFinrQUuUeiFHpWbD1g/2020-04-06t001905z-517661734-rc2oyf9ow1me-rtrmadp-3-health-coronavirus-usa.jpg)
Trump durante coletiva — Foto: REUTERS/Joshua Roberts
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (5) que 8 milhões de máscaras e 300 milhões de luvas começaram a ser distribuídas em todo o país.
“Todos esses materiais serão distribuídos diretamente para os hospitais”, disse Trump em entrevista coletiva. O governo dos EUA já foi acusado de desviar equipamentos, incluindo máscaras, que iriam para Alemanha, França e Brasil.
Segundo o presidente dos EUA, 1,6 milhão de norte-americanos já foram testados para o coronavírus. “Nós temos um grande sistema agora, estamos trabalhando com os estados”, disse.
Os EUA são o país com o maior número de infectados pela doença. São mais de 330 mil casos confirmados, com mais de 9,5 mil mortes.
O estado de Nova York segue como epicentro da doença. Um tigre de 4 anos testou positivo para a doença no zoológico do Bronx. Esse pode ser o primeiro caso de infecção pelo vírus em um animal nos Estados Unidos e também o primeiro em um tigre no mundo, de acordo com o “The New York Times”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/T/F/7Rrrz6TDe1Ux6m64FoUw/nadia-trigesa-bronx-zoo-coronavirus.jpg)
Nadia, uma tigresa malaia de 4 anos, no Zoológico do Bronx, em Nova York, em imagem se data; a instituição informou, em 5 de abril de 2020, que o animal testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) — Foto: Reuters
Esperança na Europa
O número de mortos pelo coronavírus na Itália no fim de semana foi de 525, o mais baixo em duas semanas, anunciou neste domingo a Defesa Civil. O balanço representa uma redução de 25% em relação às mortes anunciadas no sábado, quando 681 foram registradas.
“São boas notícias, mas não deveríamos baixar a guarda”, disse o chefe da Defesa Civil, Angelo Borrelli. “A curva começou sua queda”, comemorou o chefe do Instituto Superior de Saúde, Silvio Brusaferro. A redução do número de mortos “é um dado muito importante”, assinalou.
Na Espanha, o número de mortos diários por coronavírus caiu neste domingo (5) pelo terceiro dia consecutivo, com 674 mortes em 24 horas, o que eleva o balanço total para 12.418 pessoas. Foi o menor número de óbitos dos últimos dez dias no país, o segundo com mais mortes no mundo.
No Reino Unido, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, de 55 anos, foi internado neste domingo (5) para realizar exames por seguir apresentado sintomas relativos ao coronavírus. Mesmo com a internação, Johnson segue no comando do governo e mantém contato com integrantes do seu gabinete.
E neste domingo, a rainha Elizabeth II fez um discurso no qual elogiou o espírito nacional dos britânicos e pediu que a população supere o tempo de “dor” e “enormes mudanças” que a pandemia do coronavírus trouxe.
No raro pronunciamento, o 5º no seu reinado, a soberana de 93 anos agradeceu aos britânicos que estão permanecendo em casa para evitar a propagação da doença e destacou o esforço dos profissionais do sistema público de saúde.
São quase 5 mil vítimas em decorrência da Covid-19 no Reino Unido.

Rainha Elizabeth II faz pronunciamento para tranquilizar população sobre o coronavírus
Preciso ir ao mercado. E, agora?
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as pessoas fiquem em casa para diminuir a disseminação do novo coronavírus. No Brasil, a população tem feito o isolamento social e saído de casa apenas para as atividades essenciais. Os idosos e as pessoas do grupo de risco, principalmente, devem evitar sair de casa. Mas como comprar comida e bebida sem sair de casa?
O G1 fez um vídeo que mostra o passo a passo para fazer as compras do supermercado sem sair do sofá de casa por meio de um aplicativo na capital de São Paulo. Dependendo da cidade, além de aplicativos, ainda é possível pedir os produtos do mercado por sites, mensagem no WhatsApp e até ligação.
Quando essas opções não funcionam, a pessoa pode entregar a lista do mercado para vizinhos, amigos, familiares e até para entregadores de confiança.
Saudades do barulho?
Muita gente que nunca tinha feito home office foi obrigado a aderir à prática por causa da pandemia do coronavírus. Pensando em quem sente falta da movimentação e do barulho de seus colegas de trabalho, alguns serviços oferecem sons ambientes de lugares como cafeterias, livrarias e restaurantes.
A ideia é apoiada por um estudo sobre criatividade da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, que indica que um nível médio de ruído ajuda o cérebro a pensar de forma abstrata. Tem até sons de chuva e até cenários fictícios.
Curtas e rápidas

Após ter alta médica da UTI, prefeito de São Bernardo do Campo chora em vídeo de agradecim
- Após ter alta médica da UTI, prefeito de São Bernardo do Campo chora em vídeo de agradecimento
- Idosa de 91 anos se recupera do coronavírus após 10 dias internada no Paraná: ‘Estou maravilhosa’
- Mulher de 57 anos recebe alta na Bahia após se curar do coronavírus e faz relato: ‘Momentos difíceis’
- ‘Meu pai não levou isso a sério’, diz filho de vítima da Covid-19
- Conheça a força-tarefa que luta contra o coronavírus nas universidades públicas
- 9 coisas que os cientistas ainda não sabem sobre o coronavírus